Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

POSIÇÃO DO COBRIDOR COM A ESPADA - REAA

Em 13/07/2021 o Respeitável Irmão Alexissandro Marques Moreira, Loja Caratinga Livre, 0922, REAA, GOB-MG, Oriente de Caratinga, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

POSIÇÃO DO COBRIDOR COM A ESPADA

Gostaria que esclarecesse uma dúvida sobre o Cobridor Interno e sua posição da espada no momento da entrada dos irmãos em loja, ele fica com ela a punho ombro (em sinal de alerta) ou ela encostada no peito (em sinal de cordialidade com irmãos), existe alguma orientação sobre essa situação específica, e porque não vem explicando o jeito certo no ritual.

CONSIDERAÇÕES:

A princípio devo lembrar aos Irmãos do GOB que as orientações que não constam no ritual em vigência estão na plataforma do GOB RITUALÍSTICA em SOR - Sistema de Orientação Ritualística.

Essas orientações oficiais e colocadas no site do GOB foram instituídas pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral, publicado no Boletim Oficial de outubro de 2019.

Ressalto que todas as orientações e correções contidas no SOR são para aplicação imediata sobre o ritual em vigência.

Para acessar a plataforma é necessário ter em mãos o CIM, o PIN do GOB CARD que será solicitado, e a Palavra Semestral.

Consta no Sistema de Orientação Ritualística, item 33, Ingresso do Préstito, a orientação de que o Cobridor Interno durante a entrada do préstito fica com a Espada à Ordem (ombro arma).

Explica-se: Espada à Ordem é tê-la empunhada pela mão direita, lâmina da vertical apontada para cima, punho junto ao quadril direito tendo o respectivo braço e antebraço direito afastados corpo. O corpo estará ereto, braço esquerdo caído ao longo do corpo e os pés em esquadria.

O que de fato não existe, me perdoe, são esses sinais que o Irmão mencionou como "espada a punho", "sinal de alerta" e "sinal de cordialidade". Reitero, desconhecem-se esses termos no REAA.

Em se tratando da utilização da espada pelos Cobridores, ou ela fica embainhada (acondicionada no dispositivo da faixa do Mestre), ou presa no aparelho geralmente fixado atrás do espaldar da cadeira.

Espada à Ordem é quando o titular está em pé e parado. Em ombro-arma quando o titular estiver andando. Tanto à Ordem como em ombro-arma a espada estará sempre com a lâmina na vertical apontada para cima e o respectivo punho junto ao quadril direito. Em qualquer uma das situações, no REAA a espada será sempre empunhada pela mão direita.

T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral de Orientação Ritualística - GOB
jukirm@hotmail.com

Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário