(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Antonio Raia, GOB, sem declinar o nome da Loja e o Oriente.
antonio_raia@hotmail.com
Não havendo ainda no GOB livros que nos oriente quanto à ritualística, tomo a coragem de vos solicitar ajudas para melhor orientar aqueles que vamos ensinar. Fomos convidados para uma Sessão Magna de Instalação e Posse, conjugada com uma Sessão Magna festiva de aniversário da Loja, e nos deparamos com estes fatos; A instalação foi musicada nos graus 1, 2, e 3. Sabendo-se que em CM não deve haver musica, (o Ritual de Mestre não fala de musica), e aí tenho duvida. Como devemos fazer? Após a Instalação, saímos todos do Templo e adentramos novamente para a Sessão festiva de aniversário, a qual foi aberta e fechada com golpe de malhete. Pode ser feito assim? Mesmo justificando devido ao adiantado da hora?
CONSIDERAÇÕES:
CONSIDERAÇÕES:
Se no ritual em vigor não está previsto música (harmonia), evidentemente ela não pode ser produzida, inclusive se deve observar o que exara o ritual de Instalação e Posse do Grande Oriente do Brasil. O que não está previsto não pode ser inserido. Ritual é para ser cumprido na forma como está aprovado.
Quanto a Sessão Magna Festiva penso eu que nem deveria existir após o encerramento do cerimonial de Instalação. Uma Sessão Maçônica só pode ser assim considerada com a abertura e encerramento da Loja na forma de costume e de acordo com um ritual previsto.
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 498 Florianópolis (SC) 08 de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário