(republicação)
O Respeitável Irmão Nilson Ricarto, Loja Professor Hermínio Blackman, 1.761, GOB-ES, REAA, Oriente de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, formula a questão seguinte:
ricarto.nilson@gmail.com
Gostaria de seus comentários sobre a verdadeira função de Diáconos e Mestre Cerimônia. Seria o Mestre de Cerimônias o exclusivo encarregado de transitar em Loja, levando e trazendo documentos e recados ou esta função também cabe aos Diáconos?
CONSIDERAÇÕES:
A origem dos Diáconos está relacionada aos antigos oficiais de chão. Esses na sua origem eram os mensageiros dos canteiros de obra que levavam ordens do Mestre da Obra aos Wardens (zeladores), posteriormente, os Vigilantes.
A Maçonaria de então não possuía graus especulativos, senão o Aprendiz Admitido e o Companheiro do Ofício. À época também era inexiste o cargo de Mestre de Cerimônias, ou Diretor de Cerimonial, pois não se trata aqui ainda de Lojas especulativas, senão dos canteiros de obra. Os antigos oficiais de chão mais tarde passariam por influência da Igreja a serem rotulados como Diáconos.
Com o advento do Especulativo a partir do ano de 1.600 e posteriormente a Moderna Maçonaria com a fundação da Primeira Grande Loja em Londres (1.717) esse formato maçônico paulatinamente ficaria restrito às Lojas e, sobretudo no Século XVIII com os ritos maçônicos, ou os trabalhos do Craft.
Assim, tomando por base a antiga tradição dos mensageiros, o Rito Escocês Antigo e Aceito revive simbolicamente essa tradição na transmissão da Palavra Sagrada, onde essa representação é feita no começo e no final dos trabalhos de maneira especulativa e que em linhas gerais sugere a marcação, esquadrejamento e aprumada no início da construção e ao final, a sua verificação. Assim os Diáconos representam os mensageiros que levavam as ordens do Mestre da Obra.
Em termos especulativos essa prática sugere pelo uso de uma palavra transmitida de maneira correta a situação Justa e Perfeita, tanto para iniciar, como para encerrar a jornada.
Assim os Diáconos no Rito Escocês Antigo e Aceito são transmissores de ordens como bem descreve o Ritual e não Oficiais de serviço que transportam correspondências, escritos e outros afins.
Para essas obrigações, existe o Mestre de Cerimônias. É erro crasso no Rito em questão Veneráveis que fazem uso, principalmente do Primeiro Diácono, para entregar correspondências, recados escritos, mensagens, etc.
O Mestre de Cerimônias é o Oficial que tem livre trânsito pela sala da Loja e, dentre outros, ele está ali para auxiliar nos trabalhos litúrgicos e ritualísticos de uma Sessão Maçônica.
Essas considerações não se coadunam com Trabalhos do Craft inglês, pois nessa vertente maçônica, os Diáconos têm outras funções, assim como é inexistente o Mestre de Cerimônias, senão um Diretor de Cerimonial que geralmente trabalha nas induções e procissões.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.042- Florianópolis (SC) – sexta--feira, 12 de julho de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário