O APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO
Ir∴ Alexandre Begalli Neto - C∴M∴
Introdução
O objetivo principal na existência do Homem é viver de forma ótima, conforme as condições que lhe forem proporcionadas pela Humanidade. O período de vida é deveras curto e a postura do ser humano deve ser sempre a de legar um mundo melhor do que aquele que foi recebido. Dentro de nosso núcleo, ou seja da família, a atividade mais importante é a troca de experiências, o que propicia o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos os indivíduos.
O aprendizado é praticamente diário, uma vez que todos recebem informação de forma ininterrupta sobre novos fatos e tecnologias, além da convivência com outros indivíduos que vivem estas mesmas experiências de outro modo, devido a diferentes interpretações oriundas da forma diversa de analise.
Pessoas diferentes tendem a enxergar um mesmo fato de maneira também diferente, uma vez que inexiste uma padronização de sentidos fisiológicos e anímicos entre os humanos.
Ensinamentos e experiências do passado, atualizados e ajustados em função de fatos e teses do presente, nos tornam capazes de planejar ações que irão nos proporcionar o aperfeiçoamento, e como conseqüência um futuro melhor.
Este é o fator principal que garante o desenvolvimento de ações para o seguimento da visão que foi colocada à Sociedade, ou seja, legar um mundo melhor às gerações posteriores.
O Homem
O Homem é o mais completo ser concebido pela Natureza, dotado de características únicas que lhe proporcionam uma enorme capacidade de adaptação e desenvolvimento. O Homem ficou bem próximo da perfeição a partir do instante em que obteve consciência sobre a necessidade de preservar a mesma Natureza que o criou.
Estamos plenamente de acordo com aqueles que atribuem à Estrela Flamígera a representação do Homem. Neste caso, cada ponta da Estrela representa os quatro membros e a cabeça que os governa. A letra G, coerentemente posicionada no centro da Estrela representa neste nosso ensaio a Geração de Energia, que possibilita ao Homem funcionar como uma unidade autônoma, interagindo com os demais seres vivos e Meio Ambiente em que vive.
O Processador
O órgão mais importante do Homem é seu cérebro, representado pela ponta central e superior da Estrela Flamígera. Este órgão é responsável pelo raciocínio, processamento e arquivamento de dados. Fatos e aprendizado ficam então registrados neste dispositivo, o que o torna fundamental para a capacidade de interação do Homem com o Meio Ambiente.
A genética afeta diretamente a estrutura e funcionamento deste órgão, influindo na performance da capacidade de captação e processamento de dados, estabelecendo diferenças que tornam cada Homem uma entidade especifica.
Não existem Homens idênticos. O que existe são Homens apenas semelhantes.
As Disciplinas
São três as disciplinas relativas ao Homem, que se constituem nas principais ferramentas para sua capacidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento:
A Ciência – por meio da Ciência o Homem consegue compreender os efeitos e mecanismos de funcionamento da maioria dos fatores e organismos que interagem no Meio Ambiente. Matemática, Astronomia, Física, Física Nuclear, Química, Geologia, Botânica, Zoologia, Ecologia, Psicologia, etc..., são exemplos de matérias que possibilitam o desenvolvimento ininterrupto da Humanidade. Todavia é praticamente impossível de se conhecer o absoluto, pois a Natureza costuma mostrar grande capacidade de reação frente a ações que não se imaginavam agressivas, surpreendendo com mutações que costumam constranger até aqueles denominados Cientistas. Isto nos faz concluir que o Homem é um ser tipicamente Agnóstico, pois não conhece e jamais conhecerá o absoluto. Precisa estar permanentemente estudando e realizando ensaios, com vistas ao seu desenvolvimento.
A Arte – por meio da Arte o Homem desenvolve e deixa registrado a sua historia, sendo considerada a primeira manifestação da inteligência humana. Funciona como veiculo de expressão, além de possibilitar o ensinamento àqueles que desenvolverão ações que visem o bem estar da Humanidade. O conceito e nível de qualidade atribuída a um povo, costumam estar associado às características de seus Artistas.
O Trabalho – por meio do Trabalho o Homem consegue efetivamente materializar seus feitos, utilizando recursos que lhe são fornecidos pela Natureza, ajustados e adaptados por meio da Ciência. Assim como direito irrestrito à vida o Homem tem direito ao Trabalho, como meio de sustento próprio e de seus descendentes, alem daquele voltado as Artes e desenvolvimento da Ciência.
Em função da qualidade e relevância de ações desenvolvidas com base nestas três Disciplinas, uma parte dos Homens poderá receber a classificação honrosa de Benfeitor da Humanidade. Isto se aplica àqueles que trabalharam em prol do bem estar da Humanidade, deixando legado significativo suficiente para o ensinamento das seguintes gerações.
Existe a certeza de que ao longo do tempo tudo aquilo que hoje é considerado conhecido e concluído, poderá não mais estar com este status em função de fatos estudados e revelados através da Ciência.
Os Sentidos
O Homem consegue se comunicar com o Meio Ambiente por meio dos chamados Sentidos, sendo que podemos classificá-los em dois grupos distintos:
Fisiológicos - partindo do cérebro por meio de nervos motores, o corpo humano estabelece relações com o meio ambiente através dos Sentidos chamados Fisiológicos, ou seja, Visão, Audição, Olfato, Paladar e Tato. Estes Sentidos, que consideramos como sendo primários são os responsáveis pela interação básica do homem, pois possibilita a captação de dados para posterior processamento .
Anímicos - os Sentidos Anímicos, que consideramos como sendo os secundários, proporcionam ao Homem a capacidade de analise de dados que foram captados pelos sentidos Fisiológicos, influindo diretamente na qualidade de manifestação e comportamento do Homem. São eles:
Humanitário, Moral, Estética, Intelectual e Religioso. Estes sentidos são desenvolvidos praticamente durante a fase de Formação do ser humano. Após a captação de dados via Sentidos Fisiológicos o Homem esta apto a desenvolver a mais importante das atividades que a Natureza lhe concebeu, ou seja, a capacidade de raciocínio. Através dela ele consegue compreender todas as coisas, e mediante a portabilidade de Sentidos Anímicos e capacidade física, poderá identificar mecanismos lógicos ou não, que irão lhe proporcionar a obtenção de dados e implementação de ações capazes de desenvolver ações relacionadas à Arte e ou a Ciência.
Virtudes. Grande parte dos Maçons acredita ser o Homem portador do chamado Feixe de Virtudes, definindo como aperfeiçoamento a revelação e desenvolvimento destas mesmas Virtudes.
Ainda segundo esta teoria, este Feixe varia em função da qualidade dos genes recebidos dos antepassados. Descendentes de Índios por exemplo, teriam um Feixe de Virtudes muito diferente daquele que descende de Europeus. Quanto mais civilizados tivessem sido os antepassados, mais denso seria o chamado Feixe de Virtudes.
Ousamos então em afirmar que se existe um Feixe de Virtudes a ser trabalhado, também há de existir o chamado Feixe de Vícios, que provavelmente é mais denso também no caso dos descendentes de antigas civilizações.
A finalidade principal das Instruções e Trabalhos desenvolvidos em Loja é a revelação das quatro Virtudes ou Pontos Fundamentais do Simbolismo Maçônico: Justiça, Coragem, Temperança e Prudência.
A Visão da Maçonaria de fazer com que todos os Homens venham algum dia a ser Maçons é perfeita na proposta de revelação e desenvolvimento do chamado Feixe de Virtudes. O cultivo das Virtudes é sinônimo de Trabalho, que visa o aperfeiçoamento.
Formação. A Maçonaria alegoricamente estabelece em três anos o tempo suficiente para o aprendizado no 1º grau. Já os Sociólogos divergem sobre a quantidade de anos que são necessários para se formar um Ser Humano. A maioria entretanto concorda de que se trata de um numero muito baixo, que fica entre três e sete anos, sendo que a partir disto inicia-se o processo de Informação.
Aos valores familiares adicionam-se os chamados Feixes de Virtudes e Vícios, além da atitude de seus amigos e demais pessoas com que interage, que influenciam diretamente na Formação básica do individuo.
Contudo isto não significa que não possa haver um ajuste positivo nesta Formação inicial, embora seja um processo mais complexo. A entidade Homem poderá se auto-ajustar no que se refere à Formação, através da incorporação de valores que lhe foram expostos durante a etapa de Informação, mediante a qualidade de seu Sentido Intelectual. O despertar e desenvolvimento das Virtudes que carrega em seu Feixe, é um formidável fator para ajustar esta Formação.
A Informação, que se desenvolve na segunda etapa de vida, propicia o Conhecimento. Já a Formação fornece motivação necessária para o desenvolvimento de ações, entre elas o da obtenção do Conhecimento e Aperfeiçoamento próprio e dos semelhantes.
Francis Bacon (1561 a 1626), que nos legou a teoria Saber é Poder é um dos maiores exemplos de como a fase da Formação pode influenciar na vida de uma pessoa. Seu pai ocupava importante função de Guarda do Grande Selo, sua mãe era pessoa virtuosa dedicada a Teologia e tradução de obras religiosas latinas, além de ser sobrinho de Lorde. Bacon sofreu influencias antagônicas durante a fase de Formação. Estes valores contraditórios influíram decisivamente nas suas atitudes como Homem Publico e de Família. Deixou um legado Filosófico à Humanidade, mas também o registro de uma serie de fatos desabonadores, dignos de uma pessoa egocêntrica e ambiciosa.
Eubiose. O bem estar da Humanidade, conhecida também como Eubiose, acontece em função do aperfeiçoamento do Ser Humano. Isto se deve basicamente à formidável capacidade de adaptação do Homem ao Meio Ambiente, potencializada única e exclusivamente em função da Formação e do Conhecimento.
Através da analise na herança que recebemos das diversas civilizações ao longo da linha do tempo constata-se que este aperfeiçoamento ocorre desde o inicio, sendo observado uma significativa aceleração do conhecimento de forma inversa ao espaço de tempo efetivamente decorrido.
Se fossemos quantificar este aprendizado diríamos que hoje são necessários cinco anos para se aprender o que se levava trinta, no século passado.
O Homem estuda e se desenvolve com ações baseadas na Ciência, materializando seu legado por meio das Artes.
Reconhecimento.
Faz alguns anos que tivemos oportunidade de assistir a uma palestra de um brasileiro chamado Marcos Viana, que apresentava uma tese chamada a Teoria do Mundo.
Dizia esta pessoa, que o Mundo reconhece os esforços de todos aqueles que tiveram oportunidade de passar uma época por aqui. A Teoria considera que o mundo recompensa, embora de forma tardia, o que o Homem pagou a ele em troca da vida.
Seriam devedores do Mundo aqueles que vivessem de uma forma passiva, não se desenvolvendo e não proporcionando conhecimento agregado ao Mundo (Humanidade). Ao partirem do mundo estariam na condição de devedores, sendo rapidamente esquecidos.
Entretanto, seriam credores do Mundo todos aqueles que vivessem de forma ativa em relação a Arte, Ciência e Trabalho, desenvolvendo-se e proporcionando um legado ao Mundo. Ao partirem do mundo estariam estas pessoas na condição de credores, tendo suas obras e feitos lembrados por gerações.
Com base nos fundamentos da Maçonaria podemos então classificar estas pessoas, os credores do Mundo, como sendo os Benfeitores da Humanidade, em especial aqueles que desenvolveram trabalhos voltados diretamente a Eubiose.
Há um considerável grupo de indivíduos que proporciona aprendizado à Humanidade, através do desenvolvimento da Ciência. Podemos considerar também, serem eles os responsáveis diretos pelo estagio de desenvolvimento que observamos hoje. Cientistas, Filósofos, Pensadores, Construtores, Políticos, etc..., são exemplos de funções que através da Ciência e da Arte, legaram o conhecimento e evolução da Humanidade.
Muitos tiveram a vida interrompida de forma prematura ou foram privados de liberdade, por apresentarem teorias que se mostraram avançadas para a época em que viveram. Tais idéias eram confundidas como sendo resultado de Feitiçaria, para a qual não havia muita tolerância por parte da Sociedade.
Tudo isto serviu para aumentar a divida do Mundo para com os mesmos.
Aperfeiçoamento. O termo Never Ending Improvement surgido nos Estados Unidos, na vida Profana e campo Industrial, significa que não existe fim para a melhoria. Estabelecendo um paralelo com a linha por nos adotada no desenvolvimento desta Peça de Arquitetura, podemos dizer sem medo de errar que tudo pode ser melhorado. Todas as coisas podem ser aperfeiçoadas.
Tivemos oportunidade de ouvir uma entrevista de um dos grandes Artistas contemporâneos, que dizia que bons compositores são aqueles que se mostram insatisfeitos com a obra desenvolvida.
Este sentimento é o combustível principal para a busca do aperfeiçoamento, ou seja, aquele que proporciona a motivação e capacidade para a auto superação.
A autocrítica sobre aquilo que foi efetivamente realizado, comparado com aquilo que poderia ter sido realizado, é que proporciona ao Homem o desenvolvimento de ações que possam vir fechar as lacunas reconhecidas nesta etapa.
A autocrítica, combinada com a motivação é o mecanismo eficaz que possibilita o Aperfeiçoamento Contínuo. É uma coisa lógica e simples, mas que explica os progressos obtidos pela Humanidade até os nossos dias.
Conclusão. O Aperfeiçoamento Contínuo consiste na determinação e implementação de novas ações que visem à otimização de resultados, determinados em função do reconhecimento de que algo anteriormente desenvolvido poderia ser realizado através de um método ou processo diferente, proporcionando a obtenção de melhores resultados.
Evidentemente a qualidade da Formação e a Informação obtida pelo Homem, são fundamentais para o sucesso deste processo de aperfeiçoamento.
Não importa a complexidade e característica das mais diversas atividades do Ser Humano. Desde a decolagem e aterrissagem na aviação, a varrição de rua, a instrução sobre qualquer tema, até a elaboração de uma composição, considera-se o Aperfeiçoamento Contínuo como uma atitude positiva para o alcance da Eubiose.
Até um humilde pedreiro trabalhando com atitude e postura do Aperfeiçoamento Contínuo poderá chegar a desenvolver trabalhos ao nível de Mozart, logicamente dentro da sua especialidade. Se não houvesse o Aperfeiçoamento Contínuo, estariam os Homens de hoje vivendo ainda em regime tipicamente tribal, beneficiando-se apenas de invenções primitivas.
Procurar o aperfeiçoamento de forma continua é uma atitude das mais nobres e eficazes para os Maçons, enquanto estiverem na condição de Construtores Sociais. Esta postura ira potencializar as tarefas de Edificação de Templos a Virtude e escavação de Masmorras ao Vicio.
Bibliografia:
- Curso de Maçonaria Simbólica (2º. Tomo) – Theobaldo Varoli Filho – editora Gazeta Maçônica
- O Companheirismo Maçônico – Rizzardo de Camino – Editora Madras
- Ritual do 2º Grau – Companheiro do Rito Moderno - GOB
- Francis Bacon – da Serie os Pensadores – editora Nova Cultura
- Palestra a Teoria do Mundo – Marcos Viana - 1999
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