Em 16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável Irmão Cláudio H. S. Martins, Lojas Cayrú, 1.437 e Novo Século, 322, REAA, GOB-RJ, apresentou a seguinte questão:
TRANSFORMAÇÃO DE MARCHAS
No Primeiro Grau o Aprendiz dá os pp∴ normais ou arrasta o p∴ d∴?
No Segundo Grau, após ter dado a Macha do Aprendiz, para dar sequência da Marcha de Companheiro o correto é transformar o Sinal antes de dar o quarto p∴ (transformar diretamente o Sinal) ou depois do quarto p∴?
Nos pp∴ do Companheiro esses são normais como os do Aprendiz?
CONSIDERAÇÕES:
A Marcha do Aprendiz no REAA∴ é dada com pp∴ normais avançando o p∴ e∴ e em seguida juntando o outro em esq∴ aberta para a frente. Não se arrastam os pp∴.
A Marcha do Segundo Grau se dá pelo acréscimo de mais pp∴ à Marcha de Aprendiz. Assim, primeiro, com o Sin∴ de Ord∴ do 1º Grau, faz-se a Marcha na forma e costume. Concluída essa parte, desfaz o Sin∴ de Ord∴ do 1º Grau pelo Sin∴ Pen∴ (Gut∴) e imediatamente passa para o Sin∴ de Ord∴ do 2º Grau, dando em seguida os demais pp∴ até completar a Marcha do Companheiro. Ao final desta é que se saúdam as Luzes pelo Sin∴ Pen∴ do Companheiro (Cord∴). Reitero: no 2º Grau a transformação do Sin∴ se dá no terceiro p∴, ou seja, depois de se ter "regularmente" desfeito o Sin∴ de Aprendiz. O vocábulo "regularmente" aqui significa desfazer o Sin∴ de Ord∴pelo respectivo Sin∴ Pen∴ e diretamente, sem ainda saudar as Luzes, compor o sinal subsequente. Todo Sinal de Ord∴ somente é desfeito pelo seu respectivo Sin∴ Pen∴, seja para saudar alguém, para desfazê-lo, ou ainda desfazê-lo para alternância de Sin∴. Isso significa que não se muda "diretamente" de um para outro Sin∴
A sequência dos pp∴ do Companheiro, se dá por pp∴ normais, tal qual de se deram os anteriores, porém agora com desvio e retorno.
Cabe esclarecer que no REAA∴ não existe o arrastar dos pp∴ durante as Marchas do Primeiro e do Segundo Grau, assim como é equivocado o levantar exagerado dos pp∴ no complemento dos passos para concluir a Marcha do Companheiro.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 24/11/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário