Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 5 de abril de 2025

MAÇONS FAMOSOS


A Iniciação Maçônica do Filósofo Voltaire é considerada uma das mais famosas Cerimônias de Iniciação da História da Maçonaria. François Marie-Arouet (seu nome de batismo), foi conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, uma das figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana.

Sua Iniciação aconteceu em Paris, no dia 7 de abril de 1778 (uma terça-feira), na famosa Loja “Les Neuf-Soeurs”. Essa Loja era um verdadeiro celeiro cultural onde se destacavam figuras como Jérôme Lalande (que era o Venerável), Diderot, Fourcroy, Benjamin Franklin, Simon Laplace, D’alembert, Daubenton, Lamarck, além de vários poetas, escritores e intelectuais e representantes da Imperatriz Catarina, da Rússia, e do Rei Frederico II, da Prússia.

A cerimônia foi presidida pelo astrônomo Jérôme Lalande, na presença de 250 Irmãos. Voltaire, que estava com 83 anos e muito debilitado, adentrou no Templo amparado pelos Irmãos Benjamin Franklin (Experto) e Antoine Gebelin, sob os olhares atentos da plateia, seguida de uma chuva incessante de aplausos.

Não vendaram seus olhos nem o submeteram às provas de costume, dada a sua debilidade e fragilidade. Ele recebeu os 3 Graus Simbólicos na mesma sessão e ao fim, o Venerável desceu do trono abraçando-o profundamente. Ele foi revestido com o Avental que pertenceu a Claude Arien Helvetius, filósofo e literato francês, membro da Loja, e que fora cedido, para a ocasião, pela sua viúva. Comovido, Voltaire beijou o avental e logo em seguida, vários Irmãos pediram a palavra, com destaque para os discursos de Laplace, Diderot, o abade Cordier de Saint e do Venerável, que dissertou sobre a grande honra que estava tendo ao recebê-lo naquele Augusto Cenáculo e, por fim, o próprio Voltaire falou, de improviso, por quase duas horas.

A Sessão foi demorada, terminando quase meia noite e entrou para a História como uma das mais memoráveis Iniciações Maçônicas. Voltaire faleceu 53 dias depois, vítima de complicações pulmonares (com presença de hemoptise).

Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário