Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 17 de março de 2020

PORTA ESPADA

PORTA ESPADA 
(republicação)

Em 03.06.2015 o Respeitável Irmão Manoel Hélio Monteiro, Loja Mensageiros do Bem, 0812, REAA, GOB-PE, Oriente de Garanhuns, Estado de Pernambuco, formula a seguinte questão.
mmanoelhelio@yahoo.com

Vimos apelar para o seu conhecimento a fim de melhor esclarecermos, em Loja, aos nossos Irmãos, sobre o cargo de Porta Espada. Qualquer Mestre Maçom pode exercer o cargo de Porta espada? Ou apenas um Mestre Instalado poderá fazê-lo? Desde já agradeço sua atenção. 

CONSIDERAÇÕES:

O cargo de Porta Espada, aliás, como qualquer outro em Loja, é privativo dos Mestres Maçons, entretanto cabe aqui uma particular observação: nem todos os Ritos possuem esse cargo especificamente. 

No caso do REAA∴  e a presença da Espada Flamejante como objeto de consagração do candidato usado pelo Venerável, criou-se o estigma de que só pode tocar ou empunhar essa Espada aquele que seja, ou já tenha sido Venerável Mestre de uma Loja Maçônica - assim ficaria determinado que uma Espada Flamejante somente fosse empunhada pelo Venerável, ou um Ex-Venerável Mestre. 

No caso da Maçonaria brasileira, que acabou instituindo indistintamente para qualquer Rito o título honorífico de Mestre Instalado para os Veneráveis em exercício ou àqueles que já tenham exercido esse cargo, a Espada Flamejante passou a ser um instrumento exclusivo de uso dos Mestres Instalados; embora não exista a obrigatoriedade daquele que, por dever de ofício tenha que conduzir a Espada até o Venerável, precise necessariamente possuir o título de Mestre Instalado. 

Como a liturgia e a ritualística prevê o uso exclusivo da Espada por aquele de direito, o Rito introduziu para o oficial condutor, o Porta-Espada, um objeto que servisse de suporte para a condução da Espada Flamejante que, tanto pode ser um escrínio (pequeno cofre estofado; estojo) ou mesmo uma almofada onde o objeto fica depositado. 

Assim, qualquer Mestre no exercício do cargo de Porta-Espada pode conduzir o utensílio que suporta a Espada sem, contudo, nela nele tocar. 

Em resumo a Espada fica depositada sobre a almofada ou dentro do estojo até que o Venerável possa empunhá-la conforme a necessidade do ato. Resumindo: como essa Espada, que não pode ser embainhada senão apoiada sobre uma almofada ou acondicionada em um estojo, basta que o seu condutor seja um Mestre Maçom, enquanto que aquele que empunhará a Espada - por exemplo, no ato da consagração do candidato (sagração) - será obrigatoriamente um Mestre Instalado. 

Nunca é demais lembrar que o título de Mestre Instalado não é Grau e que a Espada Flamejante simboliza um raio de fogo, daí a impossibilidade de se embainhar supostamente um raio e muito menos tocar com a Espada a cabeça do protagonista.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.849 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário