Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2020

USO DO CHAPÉU E DAS LUVAS NO REAA

Em 28/01/2020 o Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Barão do Rio Branco, 03, GOIPE (COMAB), REAA, Oriente de Arcoverde, Estado de Pernambuco, solicita o seguinte esclarecimento:

USO DO CHAPÉU E DAS LUVAS

Gostaria da orientação do nobre Irmão quanto ao uso do chapéu e das luvas em Loja. O chapéu deve ser usado por todos os Irmãos ou apenas pelos Mestres Maçons? Deve ser usado em sessões econômicas (Apr∴ Comp∴ e Mest∴) ou apenas nas sessões Magnas? As luvas elas devem ser usadas em toda e qualquer sessão ou apenas nas sessões magnas?

CONSIDERAÇÕES:

Chapéu negro e desabado - Em se tratando do REAA∴ nos graus de Aprendiz e Companheiro o uso do chapéu fica restrito ao Venerável Mestre, enquanto que no Grau de Mestre, todos usam o chapéu. Rigorosamente o uso do chapéu não é apropriado apenas às sessões magnas, mas de acordo com o acima exposto, em qualquer sessão, seja ela econômica (ordinária) ou magna.

É bem verdade que os rituais lamentavelmente nem sempre seguem essa regra, assim é preciso antes consultar o ritual em vigência para conferir o que ele preconiza. Mais informações a respeito do uso do chapéu na Maçonaria podem ser encontrados no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br – vide última publicação a respeito em 26/02/2020.

Luvas – Nesse caso também é preciso consultar o que prevê o ritual em vigência em relação à indumentária que o maçom deve utilizar nas sessões em Loja.

A bem da verdade, no REAA as luvas são entregues ao maçom quando da sua iniciação apenas como símbolo da pureza que deve doravante o acompanhar. 

O emblema o alerta para o afastamento das águas lodosas do vício. No Rito em questão há ainda um par de luvas femininas que o iniciado recebe para entregar àquela que lhe causar maior estima (esposa, mãe, filha, madrinha, etc.). Como lição de liberdade, a entrega dessas luvas não sofre nenhuma imposição por parte da Maçonaria. O critério de escolha, sem interferência, é apenas e tão somente do Iniciado.

Desse modo, os pares de luvas são apenas objetos alegóricos e não peças de vestuário para serem literalmente utilizados. 

De qualquer modo, reitero a necessidade de seguir o que prevê o ritual, pois embora desnecessário, adquiriu-se, principalmente na Maçonaria Latina, o costume de calçar luvas em situações formais. Originalmente é sabido que isso não existe, mas como, segundo alguns parece que é o hábito que faz o monge, então não dá para ser laudatório.

A respeito das luvas, também no Blog do Pedro Juk podem ser encontradas mais informações.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 25/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário