Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 13 de março de 2020

REAA - ESQUADRIA. POSIÇÃO DOS PÉS

Em 20/12/2019 o Respeitável Irmão Marcos Alberto de Paiva, Loja União e Trabalho VI, REAA, GOB-SP, Oriente de Paulínia, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

POSICIONAMENTO DO PÉS

Gostaria de saber como posso posicionar meus pés em esquadria obliquamente? pois pela Geometria esquadria só se dá pelo ângulo reto.

Para isso o pé esquerdo teria que estar à frente e não acompanhando o piso mosaico, seguindo tua orientação, o texto seria com os pés em ESQUADRO.

Obrigado desde já pela orientação!

CONSIDERAÇÕES:

Imagine o eixo longitudinal do Templo (Ocidente-Oriente) e, sobre ele, cruzando obliquamente, as linhas que constituem o Pavimento mosaico. Assim, no cruzamento das linhas oblíquas sobre o eixo, cada linha forma, em relação ao eixo, 45º para cada lado (esquerdo e direito respectivamente). Desse modo, unindo os pp∴ pelos cc∴ sobre a interseção das linhas, e tendo cada um dos pp∴ orientado pela respectiva linha oblíqua, forma-se então a esquadria (90º). Isso pode ser comprovado pela simples soma dos dois ângulos agudos internos, ou seja, 45º + 45º = 90º.

Definição de esquadria: substantivo feminino, designa o ângulo reto (90º), ou o corte em ângulo reto. Designa também a "pedra de cantaria".

No que concerne à disposição oblíqua dos ladrilhos negros e brancos que formam o Pavimento Mosaico no REAA, o mesmo se constitui por elementos quadrados dispostos de modo transverso e unidos pelos seus respectivos vértices.

Desse modo, as peças quadradas e arranjadas em diagonal regulam os passos da Marcha. Cada quadrado representa a medida do passo.

Obviamente que essa é uma indicação figurada e não precisa, na prática, possuir medida tão precisa, mas sim representativa.

Reitero, p∴ e∴ apontado para f∴ não é prática do REAA. 

Desse modo, os ppas∴ são dados normalmente de tal modo que o protagonista, ao andar, se projete andando de frente e não de lado. 

Assim, em qualquer situação, na Marcha, ou mesmo estando simplesmente à Ordem, os pp∴, uu∴ pelos cc∴formam representativamente a esq∴.

É essa a razão pela qual as "pedras lavradas" vão dispostas obliquamente no REAA, pois se assim não fosse, não faria nenhum sentido essa disposição geométrica. 

Concluindo, a soma de dois ângulos agudos que medem 45º cada um resulta na esquadria (90º).

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 12/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário