Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 18 de março de 2020

POSSE DO VENERÁVEL

POSSE DO VENERÁVEL 
(republicação)

Em 09.06.2015 o Respeitável Irmão Teodoro Robens de Freitas Silveira, Loja Apóstolos da Galiléia, 2.412, REAA, GOB-MG, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, formula a seguinte questão: teodorofreitas19@gmail.com

Após a eleição, comunicamos e solicitamos ao Grão-Mestre Estadual a designação da Comissão Especial formada por 03 (três) Mestres Instalados desta Loja, o que foi prontamente deferido por aquele Setor. Na Sessão Magna para Reassunção e Posse colocamos um Mestre Instalado no cargo de Mestre de Cerimônias. Como na sessão haviam Mestres Instalados suficientes para ocuparem todos os cargos, assim o fizemos. Porém ocorreu-me uma dúvida: - Na Sessão Magna havia a necessidade de que os cargos de Orador, Secretário, Tesoureiro, Chanceler e Guarda do Templo fossem ocupados por Mestres Instalados ou simplesmente Mestres? - Bastariam o Presidente da Comissão Especial, 1º e 2º Vigilantes e o Mestre de Cerimônias serem Mestres Instalados para que a sessão realizasse com regularidade? Agradecemos antecipadamente pelo seu parecer.

CONSIDERAÇÕES:

Não sou muito dado a comentar esses costumes, sobretudo no que concerne esse ritual do GOB que trata de Instalação e Reassunção de Venerável. Entendo que esse é às vezes confuso ao tentar orientar e condensar essa prática para inúmeros Ritos ao mesmo tempo. 

De qualquer modo, já que o costume de Instalação encontra-se radicado no Brasil de modo consuetudinário, penso que pelo menos as suas práticas litúrgicas e ritualísticas deveriam ocorrer na seguinte forma: 

Se a Sessão é de Reassunção de Venerável, isso significa que não será aberto nenhum Conselho de Mestres Instalados para a Instalação do novo Venerável. Nesse sentido a Loja estará trabalhando no máximo até o Grau de Mestre Maçom. Daí eu entender que, se excetuando a Comissão designada pela Obediência composta por três Mestres Instalados, os demais cargos serão ocupados por Mestres Maçons. 

Havendo outros Mestres Instalados disponíveis eles podem, não necessariamente, também ocupar cargos na sessão. É oportuno salientar que Mestre Instalado não é Grau, senão uma distinção honorífica para aquele que ocupará ou já tenha ocupado o veneralato de uma Loja. 

No caso de Instalação do Venerável, devido à abertura específica por transformação de Loja de um Conselho de Mestres Instalados, as coisas mudam de figura. 

Nesse episódio a Loja será decomposta nesse Conselho em um determinado instante e nele somente permanecerão Mestres Instalados. Assim, eu penso que em havendo necessidade de cargos que comporão esse Conselho - além dos três que já arranjam a Comissão Instaladora - serão necessários no mínimo mais quatro Mestres Instalados: um Cobridor, um Mestre de Cerimônias, um Orador e um Secretário. 

Sob essa óptica, já que no Brasil criou-se consuetudinariamente o costume enxertado de se realizar cerimônia de Instalação em qualquer Rito por aqui praticado (Instalação é verdadeira e tradicional apenas na vertente inglesa de Maçonaria), pelo menos para a sua cerimônia a Obediência deveria nomear uma Comissão de Instalação com o mínimo de “sete Mestres Instalados”. 

Finalizando: nunca é demais lembrar que o REAA∴ é filho espiritual da França, portanto de origem francesa, aonde Instalação é simplesmente sinônimo de posse do Venerável, sem que para isso precise existir qualquer cerimônia que leve à presunção de lenda, sinais, toque e palavra para uma categoria que respeitosamente é distintiva ou honorífica, entretanto nunca considerada como um Grau maçônico.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.852 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário