Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 28 de março de 2020

RITUALÍSTICA PARA O MESTRE DE CERIMÔNIAS

RITUALÍSTICA PARA O MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

Em 17.06.2015 o Respeitável Irmão Douglas Antonio de Moura, Loja Luz e Treva, 3.700, REAA, GOSC-GOB, Oriente de Sorocaba, Estado de São Paulo, formula as seguintes questões: suprimentos@gmic.com.br douglasa.moura@hotmail.com

Iniciei os meus trabalhos como Mestre de Cerimônias, e pode parecer simples, mas ate o caminhar na Loja é estranho. Mas estou feliz e aprendendo muito com esta nova função em Loja. Vamos as minhas dúvidas: 1. Quando o Venerável solicita que o Mestre de Cerimonias acompanhe um irmão ate o oriente ou que mesmo que coloque um Irmão entre Colunas, o Mestre de Cerimonias tem que estar com o bastão? 2. Quando por exemplo o Mestre de Cerimonias leva um documento, como a ata para assinar, ele sobe ao Oriente com as mãos vazias, é necessário fazer o Sinal do Grau? Estas são minhas dúvidas iniciais, de coração, antecipo meus agradecimentos.

CONSIDERAÇÕES:

1. Faz parte na obrigação de ofício do Mestre de Cerimônias ao conduzir alguém portar o bastão na forma de costume. O ato de conduzir alguém para qualquer lugar em Loja o Oficial portando o bastão vai sempre à frente do conduzido. 

2. Se o Mestre de Cerimônias por dever de ofício estiver conduzindo um objeto (livro, correspondência, ata, etc.) ele não porta bastão. Nesse caso ele conduz o objeto preferencialmente com a mão direita. 

Se for o caso dele ingressar no Oriente com a mão ou mãos ocupadas ele fará junto à linha da balaustrada apenas uma parada rápida e formal de frente para o Venerável sem inclinação do corpo ou maneios com a cabeça. 

O Mestre de Cerimônias adota a mesma atitude ao sair do Oriente se ainda estiver com a mão ocupada. O Sinal do Grau somente será feito nesse caso se o protagonista estiver com a mão, ou as mãos livres.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.866 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário