Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 4 de março de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

VELAS - 2º 

1º - “É fácil compreender que o hábito de manter três velas acesas - particularmente três - é de origem religiosa e provém da Igreja ou da guilda e cuja interpretação moderna pode ou não coincidir”. 

2º - Os antigos mantinham certas praxes para que o fogo permanecesse sempre puro, cabendo às Lojas maçônicas, principalmente as do R.E.A.A., depositárias dessas antigas tradições, mantê-las em toda a sua pureza. 

3º - As velas não devem ser acesas com isqueiros, nem com fósforos de enxofre ou de quaisquer outras substâncias que produzem mau cheiro e fumaça com fuligem. O melhor será acender as três velas com uma vela intermediária e transmitir o fogo com o seu auxílio, para que a chama possa ser "pura". 

4º - Existe no cerimonial da Maçonaria o costume de receber os altos dignitários com estrelas, isto é, com velas sobre tocheiras. Trata-se de um costume antiqüíssimo, já existente entre os romanos, e que a Igreja cristã primitiva veio a adotar. 

5º - "Quando um visitante eminente, um dignitário, é introduzido no Templo, precede-o o Mestre de Cerimônias portando uma "Estrela". Não é para "iluminar" o visitante que o fazem preceder por uma tocha, é para simbolizar a "luz" que ele representa". 
(pouco ou não mais usados)

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário