Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 8 de março de 2020

ORLA DENTEADA. UM DOS PARAMENTOS DA LOJA

Em 16/12/2019 o Respeitável Irmão João Batista dos Santos, Loja Luz e Caridade, 0525, REAA, GOB-MG, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais formula a seguinte questão:

ORLA DENTEADA

Fiz pesquisas e conversei com outros irmãos, porém gostaria de ter a sua posição a respeito do tema.

O que é a "Orla Dentada" e "onde ela está localizada no Templo".

Vi três opiniões diferentes.

CONSIDERAÇÕES:

A Orla Denteada, junto à Corda de 81 Nós e o Pavimento Mosaico compõem os Ornamentos da Loja de Aprendiz.

Fisicamente a Orla pode aparecer contornando o Pavimento Mosaico como uma guarnição do piso, ou contornando (como uma moldura) os símbolos que compõem o Painel da Loja. 

Por ser uma guarnição (cerca), simbolicamente a Orla não deve se interromper.

Em não sendo possível destacá-la contornando o Pavimento Mosaico, que a rigor ocupa todo o piso ocidental do Templo, é perfeitamente suficiente a sua presença como uma moldura matizada no Painel da Loja (vide este).

Como Ornamento da Loja de Aprendiz, esse símbolo foi adaptado no REAA, pois o mesmo é original da vertente inglesa de Maçonaria, mais precisamente da Tábua de Delinear do 1º Grau (vide Lições Prestonianas). Assim, no escocesismo, segundo menciona o irretocável autor Theobaldo Varolli Filho, esse símbolo tem o seguinte significado: 

"A Orla Denteada nos mostra o princípio da atração universal, simbolizando o Amor. Representa, com seus múltiplos dentes, os planetas que gravitam em torno do Sol; os povos reunidos em torno de um chefe; os filhos reunidos em volta dos pais, enfim, os Maçons unidos e reunidos no seio da Loja, cujos ensinamentos e a Moral aprendem, para espalhá-los aos quatro ventos do Orbe". 

Em síntese esse Ornamento representa a união dos que trabalham no canteiro simbólico, mais conhecido como Loja. Isso explica o porquê da sua aparição no Painel da Loja, pois contornando os símbolos que o compõem, a Orla, tal como uma moldura, evidencia todo o corolário emblemático pertinente ao 1º Grau maçônico.

Em se tratando do REAA, eis um resumo do significado iniciático da Orla Denteada que, como um dos Ornamentos, aparece feito uma moldura no Painel da Loja envolvendo os símbolos que o constituem, assim como pode também aparecer contornando o piso que recobre toda a parte ocidental do Templo (Pavimento Mosaico). 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 07/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário