Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 21 de março de 2020

EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS

EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS

Tendo a Maçonaria, como missão à de ilustrar moralmente todas as classes da ordem social, nada mais correto de que tomar como padrão o modelo de importantíssimos eventos do quadro físico de curso dos fenômenos solares - solstícios e equinócios -, amoldando os pequenos templos da loja aos ciclos da natureza. Por isto os interiores das lojas simbolizam alegoricamente à trajetória do sol e da lua simbolizadas na abobada celeste.

O Sol tem grande importância para a ordem, como síntese magnífica de seus princípios fundamentais, e como símbolo da redenção da humanidade; com seus solstícios e seus equinócios, com seu calor que fecunda os meses; com sua luz que acompanha o lavrador e guia o viajante pelos caminhos do espírito, com toda a sua majestosa marcha pelos domínios do espaço com um manancial inesgotável de vida e sua expressão de beleza e bondade.

Os fenícios, os etíopes e demais povos da Ásia e áfrica oriental os reproduziam em seus hieroglíficos como um menino recém nascido, no solstício de inverno; em figura de adolescente, no equinócio da primavera e como um homem maduro com barba no solstício de verão, como um ancião no equinócio de outono.

O sol representa simbolicamente por um circulo alado ente dois assírios e egípcios também por Osíris entre os egípcios . Os sacerdotes egípcios apresentavam sol aos iniciados como um homem seminu, com a parte da cabeça raspada como simboliza de sua faculdade de morrer e renascer.

Os hebreus representaram o sol por meio de um triângulo radiante tão conhecido de todos os maçons, significando a inteligência, o calor e a força criadora, em cujo centro está inscrito o nome de JEOVA.

Os Solstícios, designam as datas do ano em que são desiguais ao extremo as durações do dia e da noite devido à máxima distância entre do sol em relação à Terra.

No dia 21 de junho por causa da inclinação do eixo terrestre e da posição da Terra em relação ao Sol, os raios solares estão exatamente perpendiculares ao Trópico de Câncer. Isso significa que a parte norte do planeta está recebendo mais luz solar que a parte sul. No sul, portanto a noite é bem maior que o dia. Enquanto isto no hemisfério norte ocorre o inverso.

No dia 21 de dezembro os raios solares estão exatamente perpendiculares ao trópico de Capricórnio. neste dia a parte sul do planeta está recebendo maior quantidade solar que a parte norte. O dia no hemisfério sul é bem maior que a noite. No hemisfério norte ocorre o inverso.

A exemplo das religiões mais antigas, o culto cristão está distribuído segundo a marcha do sol e da Lua. O nascimento de Cristo coincide com o solstício de Inverno, considerando o hemisfério norte.

E, é também o período no qual se celebram as duas grandes festas anuais na Maçonaria e durante as quais eram eleitos e empossados os novos Grão-Mestres. Estas festas correspondem à época dos solstícios e por isso também se chamam Festas Solsticiais.

A instituição de festas solsticiais vem dos tempos das iniciações primitivas nos mistérios praticados nos rios sagrados do Nilo, Iliso e Tibre. Os solstícios determinam a passagem das duas grandes fases em que a natureza oferece as transformações, os contrastes mais notáveis e opostos, fenômenos surpreendentes que todas as religiões e todos os cultos comemoram sob várias formas e alegorias.

Alegoricamente, nos Templos Maçônicos os solstícios, acham-se representados, pelas duas colunas que figuram no Ocidente, nos dois lados da porta de entrada. Estas marcam o Nec plus ultra da marcha aparente do Sol durante os doze meses do ano, simbolizados pelos doze trabalhos de Hércules, cujas viagens, têm também por limites duas colunas semelhantes.

As festas solsticiares são solenemente dedicadas, no Solstício de Verão, ao RECONHECIMENTO de termos os dias mais longos e as noites mais curtas do ano: Já o Solstício de Inverno, que em os dias mais curtos e as noites mais longas, são dedicadas a ESPERANÇA. Estas datas são denominada entre os Maçons, de Festas de São João, em homenagem a São João Batista e São João Evangelistas. Por ocasião da primeira muitas administrações de Loja e de Potências têm o costume, aliás, tradicional desde 1.717, de tomar posse de seus cargos. Insta frisar que estas representações ocorrem no Hemisfério Norte.

O conhecimento dos Solstícios permitiu por sua vez a conceber os EQUINÓCIOS. O Equinócio significa dia e noite iguais, ou seja, no dia de equinócio, a duração do período claro (o dia) é aproximadamente igual à do período escuro (noite). Os equinócios ocorrem em 21 de março e em 23 de setembro. Nestes dois dias, os raios estão exatamente perpendiculares à linha do Equador, iluminando igualmente os dois hemisférios".

Também se diz, popularmente, que é a ocasião em que o sol corta o equador em sua marcha do hemisfério sul para o norte (primavera), e em seu regresso do hemisfério norte para o sul (outono). Esse período tem sido simbolicamente representado, desde a mais remota antiguidade, por mitos e lendas religiosas e maçônicas, cultuando-se então a morte e a glorificação de deuses, heróis ou instrutores entre os quais está HIRAM ABIFF.

O nascimento deles era e é comemorado por ocasião do solstício de inverno: 25 de dezembro para o hemisfério norte. A data de sua morte não é fixa como é a do seu nascimento, pois é celebrada segundo as posições relativas do sol e da Lua no equinócio da primavera as quais variam cada ano. A morte de todos os heróis Solares era celebrada nesta época (25 de março ou próximo). Os Capítulos Rosa-Cruz celebram solenemente a data do Equinócio Vernal em data mais ou menos coincidente com as comemorações da morte de Cristo.

O EQUINÓCIO de conformidade com a tradição chinesa, marca também o Dia do Equilíbrio. Tal data e significação originaram-se de uma história, contada desde o antigo império chinês pois nesta data, descobriu-se que se conseguem a façanha de equilibrar-se OVOS.

Em 1945 uma edição da revista "LIFE" publicou que toda a população da cidade chinesa de Chunking estava aliviando as tensões da guerra tentando equilibrar ovos no primeiro dia da primavera. O jornalista Walter Rundle, da United Press, decidiu tentar por sí mesmo. O cético jornalista descobriu que era capaz de por de pé vários ovos, e então acabou escrevendo a matéria para a revista.

A sabedoria chinesa afirma que num período de uma hora antes e outra após o equinócio os ovos ficam de pé como em nenhuma outra época do ano. Hoje se sabe que o evento pode acontecer em qualquer dia do ano, mas o período entre uma semana antes e uma semana após os equinócios, equilibrar ovos é extremamente mais fácil.

Nos EUA já se estabeleceu até um certo ritual para celebrar o evento cósmico. Lá se juntou o Dia do Ovo em pé com a antiga crença pagã da deusa Eastre, divindade da primavera, e que é celebrada no primeiro dia da estação. O ovo também é o símbolo da fertilidade e do renascimento.

Os dois equinócios e dois solstícios marcam festas mágicas importantes em que os "deuses" estão mais próximos dos humanos e portanto é mais indicado para serem feitos agradecimentos e pedidos, tanto por que podem mais facilmente ser ouvidos quanto mais facilmente podem ser atendidos materialmente.

Cada uma dessas datas - solstícios e equinócios - tem a suas características próprias. O equinócio da primavera é especial pois é a data da comemoração da vida.É quando a natureza desperta de seu recolhimento do inverno e a vida se mostra reciclada.É uma data solar e dedicada à vida, à procriação, à prosperidade, à fertilidade e à alegria.Para os menos atenciosos passa totalmente desapercebida.

Parafraseando as palavras do Irmão Milton Pedreira de Cerqueira, publicadas na Revista O Prumo, n° 102 - Maio/Junho 1995. páginas 25/26, revelam-se bem atuais ;. Acreditavam os antigos em bênçãos divinas que decorriam principalmente do Equinócio do Outono, quando depositavam as maiores esperanças na concretização dos mais puros desejos para o homem, as bênçãos do equilíbrio, da equidade e da justiça.

Assim é que nos equinócios, em que recebemos as bênçãos do equilíbrio, da equidade e da justiça, devemos atentar para o desequilibro Moral, Espiritual e Social vividos nos dias de hoje.

E, nos solstícios, em que são solenemente dedicadas ao RECONHECIMENTO e a ESPERANÇA, devemos celebrar a confirmação dos ideais na esperança de uma sociedade melhor, mais justa, devendo os maçons na condição de agente formador de opinião assumir o seu papel na sociedade atuando nos diversos segmentos sociais.

O homem insiste em ignorar o verdadeiro sentido da vida. E o que é pior, meus veneráveis Irmãos, vivemos numa época em que alguns irmãos, poucos, graças a Deus, relegam a filosofia maçônica a um plano secundário. Fazem críticas desairosas e inconseqüentes a tudo e a todos. Nada escapa à ferocidade de suas críticas, sempre destrutivas. Nada constroem. ignoram os mais simples e comezinhos princípios de educação, postura e compostura.

A Ordem Maçônica não pode e não deve permitir tal comportamento, pois tem como princípios fundamentais: FRATERNIDADE entre os homens, LIBERDADE de consciência e IGUALDADE como força de progresso. Cabendo aos seus lideres com determinação e pela ação nesta hora, no sentido de abolir o domínio da intolerância e toda forma de privação de direitos. Expandir a Fraternidade e erigir o bom senso como força conciliadora dos sentimentos humanos.

O que move o mundo é à busca constante da felicidade.

Que consigamos, todos nós, demonstrar por palavras e pelo exemplo, que a Maçonaria e os Maçons no mundo de hoje, estejam onde estiverem, sejam quais forem às condições ou situações, continuam sendo, como sempre foram, instrumentos de Paz, Felicidade, Carinho, Verdade e Vida. E, nesta datas comemorativas que instamos a todos, mais do que nunca, a unirmos em reflexão, por um mundo melhor, mais feliz e fraterno. 

Postado por Ir∴Humberto Siqueira Cardeal

Fonte: http://jamilkauss24.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário