Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 21 de março de 2020

JANELAS DO PAINEL

JANELAS DO PAINEL 
(republicação)

Em 11.06.2015 o Respeitável Irmão Petrônio Cardoso Júnior, Loja Tiradentes, 1.204, REAA, GOB-MG, Oriente de Campo Belo, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão: pcjr@tpnet.psi.br

As janelas do Painel do G1 tem alguma coisa a ver com as “portas” pelas quais Hiram tentou fugir?

CONSIDERAÇÕES:

Nos rituais que expõem a condição lendária associada aos quadrantes oriental, meridional e ocidental sim. Também rigorosamente aos rituais de ritos que adotam o movimento aparente do Sol. Daí as Três Janelas do Painel do Primeiro Grau do REAA, lembram essa passagem do Sol sob o ponto de vista a partir do hemisfério Norte quando o quadrante meridional (Sul) é aparentemente mais iluminado (Meio-Dia). Assim essa marcha aparente do Sol representa a evolução diária (nascente ao poente), bem como aos ciclos naturais e a alegoria da evolução da Natureza.

Não há existência de janelas no lado Norte do Painel em alusão ao lugar menos iluminado – afastado do Sul ou Meio-Dia. A marcha aparente do Sol demarcada alegoricamente pelas três janelas se apresenta da dialética ritualística no Ritual quando relaciona o seu nascimento diário no Oriente (Venerável), sua passagem pelo Meio-Dia (Segundo Vigilante) até o seu ocaso no Ocidente (Primeiro Vigilante). Em resumo sintetiza o trabalho diário da Oficina. 

Já na interpretação, doutrinária ou filosófica, as luzes transpassadas pelas aberturas sugerem na senda maçônica as virtudes da Sinceridade, da Coragem e da Perseverança como elementos imprescindíveis para o aprimoramento do Homem. 

Também mencionam a máxima pela qual o Iniciado mata o Iniciador. Essas aberturas sugerem na alegoria o elo existente entre as duas portas solsticiais e o ponto equinocial de outono quando H∴ A∴ (o Iniciador) é covardemente assassinado pelos Iniciados no solstício de inverno. 

Na relação entre as Três Janelas e a localização do mobiliário na Loja do REAA∴, há que se perceber onde cada uma das Luzes da Loja fica situada - uma ao Oriente (altar ocupado pelo Venerável), outra ao Ocidente (mesa ocupada pelo Primeiro Vigilante) e a outra ao Sul (mesa ocupada pelo Segundo Vigilante). 

Assim não é por acaso que a situação topográfica das Luzes da Loja no Canteiro coincide com as Três Janelas do Painel. Por conseguinte e não menos importante, está a sua relação com o desenvolvimento teatral proporcionada pelos protagonistas durante a representação da Lenda do Terceiro Grau durante a Exaltação, mais especificamente quando da tentativa de fuga do Mestre antes do seu suplício.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.856 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário