Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 12 de março de 2020

PASSAR O MALHETE E OUTRAS

PASSAR O MALHETE E OUTRAS 
(republicação)

Em 17.05.2015 o Respeitável Irmão Silvino Dal Bó Neto, Deputado Federal da Loja Veiga Cabral, 3.321, REAA, Oriente de Macapá, Estado do Amapá, solicita os seguintes esclarecimentos: neto@dalbo.pro.br

Temos algumas duvidas conforme segue abaixo: 1) Aqui em nosso Oriente temos apenas uma delegacia. Quando o delegado estiver em loja o Venerável Mestre pode passar o malhete para ele? 2) O delegado pode falar após o Orador? 3) Qual seria a forma correta do Venerável Mestre e das Luzes da Loja ficarem à Ordem?
4) Qual e a ordem correta de saudar os Irmão?

CONSIDERAÇÕES:

1. Tradicionalmente, o Venerável somente passa o malhete ao Soberano Grão-Mestre, não ao seu representante.

2. Como representante na sua delegacia ele pode falar após o Orador.

3. Estando à Ordem, deixam os seus respectivos malhetes compondo o Sinal do Grau com a mão, ou mãos se for o caso.

4. O mais corriqueiro e racional segue a seguinte ordem: saúda-se primeiro as Luzes da Loja; segundo, sem precisar nominar, as autoridades se estiverem presentes; terceiro, as demais Dignidades e por fim, meus Irmãos.

Na verdade isso não é bem uma saudação, porém o modo protocolar de se dirigir à Loja por aquele que estiver fazendo o uso da palavra. Nesse procedimento o Obreiro se coloca à Ordem, menciona protocolarmente no modo mencionado, fala e, ao final desfaz o Sinal e toma de volta o seu assento.

Deve-se evitar o péssimo costume de se ficar nominando autoridades uma a uma, pois além de desnecessário, a atitude serve para contribuir com uma verdadeira perda de tempo, além de servir para massagear determinados “egos”.

Essas são as minhas considerações de “ex-secretário” dadas em agosto de 2.015, porém continuo a disposição para auxiliar nas dúvidas.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.838 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário