Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 20 de março de 2020

SUBSTITUIÇÃO DE CARGOS

SUBSTITUIÇÃO DE CARGOS 
(republicação)

Em 10.06.2015 o Respeitável Irmão Thiers Antonio Penalva Ribeiro, Loja Antonio Lafetá Ribeiro, REAA, COMAB, Oriente de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimentos. t.penalva@uol.com.br

Mais uma vez, solicito do prezado Irmão sua ajuda. Na nossa reunião de hoje, no período de instrução, o Irmão Mestre de Cerimônias leu no livro TRONO DE SALOMÃO, as seguintes instruções:

01 - Na falta do Irmão Primeiro Vigilante, o Irmão Segundo Vigilante não o substitui. O Venerável Mestre nomeará um Irmão para substitui-lo.

02 - Na falta do Irmão Primeiro Vigilante e do Venerável, o Irmão Segundo Vigilante substitui o Venerável. (Acredito que esteja correto).

03 - Se o Irmão Primeiro Vigilante e Segundo Vigilante não forem Mestres Instalados, ao substituírem o Venerável, não podem sentar no Trono de Salomão, devendo sentar em cadeira ao lado do trono. (Acredito eu, que nos graus simbólicos não exista Trono de Salomão e sim cadeira do Venerável). Por favor, queira me esclarecer, pois se o livro estiver certo eu terei que aprender tudo de novo.

CONSIDERAÇÕES:

1. Não sei quem escreveu essa “joia rara”. Tradicionalmente na ausência precária do Venerável, o seu substituto é o Primeiro Vigilante que, por sua vez, será substituído pelo Segundo Vigilante, tendo o seu lugar então preenchido pelo Segundo Experto. Todo esse movimento em Loja é de modo precário e nunca definitivo. Em havendo possibilidade da ausência definitiva de uma das Luzes da Loja, será então providenciada uma nova eleição de acordo com o regulamento da Obediência.

2. Nesse caso, por exclusão hierárquica assumiria o Segundo Vigilante, todavia, não sei se seria legal ou sensata a abertura dos trabalhos da Loja com a falta de duas de suas Luzes.

3. Pura bobagem. Como dito a substituição é precária. Se assim fosse, haveria a obrigatoriedade de que os Vigilantes também possuíssem o título distintivo de Mestre Instalado. Quando existe a instalação o instalado é o Venerável e não a cadeira, ou o “trono de Salomão” (sic). Havendo necessidade de uma substituição precária o substituto assume o lugar (assento, cadeira, trono, etc.) do substituído.

Recomenda-se sim que em uma Sessão Magna onde haja necessidade de uma consagração (sagração) pelo uso da Espada Flamejante, que o substituto seja o Mestre Instalado mais recente da Loja, se possível.

Essa mania de trono de Salomão é pura falta de entendimento dos objetivos maçônicos onde infelizmente alguns ainda não se aperceberam que tudo se trata de uma lenda iniciática. 

O que provavelmente esses não sabem é interpretar a verdadeira mensagem doutrinária proposta pela alegoria. 

Como para esses a ordem dos tratores não altera a construção do viaduto, mais fácil é apregoar verdadeiras joias retiradas de uma mera interpretação literal.

O título “Trono de Salomão” foi muito comum em outra vertente maçônica

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.854 – Florianópolis (SC) – quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário