Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2020

SETE MAÇONS OU SETE MESTRES?

SETE MAÇONS OU SETE MESTRES?
Autor: Sérgio Quirino Guimarães

A grande dúvida surge na própria grafia dos rituais. Não há um consenso nas regras de aplicação de siglas aos vocábulo maçônico. Teoricamente a regra é que devemos escrever a palavra até a consoante que antecede a segunda vogal. SECRetario; HOSPitaleiro; VIGilante; PALavra SEMestral. Mas encontramos MAÇ∴ (Maço ou Maçonaria?); Comp∴ (Compasso ou Companheiro?); BAL∴ (Balandrau ou Balaústre?) E para complicar ainda tem as siglas das siglas. Venerável Mestre é grafado por Ven∴ M∴ ou V∴M∴ e para economizar tinta: VM.

Por conta desta falta de uniformização é que encontramos nos rituais as mais diversas formas de responder a pergunta: – O que se torna preciso para a abertura dos trabalhos? Já encontrei:
  • …….no mínimo sete IIr∴ MM∴ …….
  •  …….no mínimo sete IIr∴ M∴M∴ …….
  • …….no mínimo sete IIr∴ MM∴ MM∴ …….
  • …….no mínimo sete IIr∴ M∴M∴M∴M∴ …….
Nunca entendi a dificuldade em escrever “…….no mínimo sete Irmãos Mestres…….”.

Não pode ser “…….no mínimo sete Irmãos Maçons…….”, porque Aprendiz e Companheiros também são Maçons, mas não podem circular em Loja ou subir ao Oriente.

Mas estando apenas SETE MESTRES em Loja, que cargos devem ser ocupados? 
  • Venerável, preside a reunião e é o responsável pelo Oriente. 
  • Primeiro Vigilante, é o responsável pela Coluna do Norte. 
  • Segundo Vigilante, é o responsável pela Coluna do Sul. 
  • Orador, é o responsável pelas Leis e é ele que faz a conclusão dos trabalhos. 
  • Secretario, toda reunião tem que ter seu registro (balaustre). 
  • Mestre de Cerimônias, é ele que fará todo o trabalho de circulação em Loja. 
  • Guarda do Templo, afinal os trabalhos necessitam de proteção. 
E os outros cargos? O Orador acumulará a função de Tesoureiro, o Secretário a função do Chanceler, o Mestre de Cerimônias as funções do Hospitaleiro e dos Diáconos.

Observem que destaquei a palavra função para deixar bem claro que não se acumula cargo. Deixando bem claro: só usamos um colar. Já imaginaram que falta de bom senso o Mestre de Cerimônias com seu colar e ainda os dois de diáconos?

Não há o que reclamar se houver apenas sete Mestres na Loja, o problema está na ausência de Aprendizes e Companheiros. É muito mais salutar à Ordem Maçônica uma Loja com 03 Aprendizes, 05 Companheiros e 07 Mestres do que uma Loja com 15 Mestres sem Aprendizes e Companheiros.

Os labores maçônicos não são apenas os desenvolvidos em Grau 1, 2 e 3. Os trabalhos transcorrem justos e perfeitos não por conta da ritualística ou pelo número de presentes, mas pelo propósito da reunião. Para que nos reunimos? Para combatermos a tirania, os preconceitos e os erros. Glorificar o Direito, a Justiça e a Verdade, trabalharmos em prol do bem da Pátria e da Humanidade, não precisamos estar em grande número.

Mais vale 7 comprometidos do que 77 dispersos.

Fonte: https://www.banquetemaconico.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário