Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 17 de maio de 2020

POSIÇÃO DO ESQUADRO

POSIÇÃO DO ESQUADRO
(republicação)

Em 14.08.2015 o Respeitável Irmão Reginaldo Alves, Loja União e Sigilo, REAA, GOB, Oriente de Belmonte, Estado da Bahia, formula as questões seguintes. metalves@globo.com 

Na resposta ref. a posição do Esquadro e o Compasso, eu fiquei um pouco perdido e confuso. Mais pude verificar no Ritual do R.E.A.A. 1ª Grau Aprendiz Maçom na Pág. 17 continuação na 18 que o lado correto do Esquadro sobre o Compasso na abertura do Grau 1 é lado menor do Esquadro para o lado Norte, favor enviar uma informação precisa nesse sentido, para que eu possa levar ao conhecimento da minha Loja. E também quero saber sobre o sinal de obediência (que em minha opinião, mesmo que não use no R.E.A.A. eu acho um tanto elegante essa formação). 

CONSIDERAÇÕES: 
Depois que inventaram um Esquadro com cabo (lado menor), já que como integrante das Três Grandes Luzes Emblemáticas esse objeto deveria simplesmente possuir ramos iguais, já que o instrumento com cabo (ramos desiguais) necessariamente deveria ser o Esquadro Operativo representado pela Joia distintiva do Venerável – infelizmente as coisas andam invertidas.

Como as bolas continuam trocadas e não há meio de se arrumar essa e outras contradições, provavelmente enquanto certos “guardiões” do ritual não o permitem em nome do achismo e do eu sei de tudo, vamos à questão propriamente dita. 

Informação precisa seria seguir o que exara o Ritual em vigência, ou seja, o lado menor (sic), ou o ramo menor do Esquadro para o lado direito daquele que observa o objeto do Ocidente para o Oriente. 

Assim o Esquadro posicionado sobre o Compasso no Primeiro Grau, tem os seus ramos voltados para o Oriente, cujo ramo (lado) menor fica à direita daquele (do Orador diante do Altar) quando procede na oportunidade a abertura e leitura do Livro da Lei. 

Esclarecendo ainda, o vértice descrito no Ritual é a junção externa dos dois segmentos (ramos) que formam a esquadria. Esse vértice (do lado externo do Esquadro) fica assim voltado para o Ocidente. 

Quanto ao Sinal de Obediência ele não é parte integrante da liturgia e ritualística do REAA∴. A questão não é a de se achar ou não elegante, a questão é que esse Sinal é de outro Rito, o Brasileiro, daí seria inexplicável a sua presença na doutrina do escocesismo. 

Eu também tenho achado muita coisa bonita na Maçonaria, entretanto pauto pela pureza dos Ritos – cada macaco no seu galho. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.966 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 

Nenhum comentário:

Postar um comentário