Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 4 de maio de 2020

ATRASADO SENDO APLAUDIDO

Em 09/02/2020 o Respeitável Irmão Reynaldo Passos Calaza, Loja Sylvio Cláudio, 3.798, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:

RECEPÇÃO SOB APLAUSOS

Quando iniciei na Ordem em 2010 a minha Loja sempre nos pedia para ficar de pé e a Ordem quando o irmão retardatário era Mestre Instalado. Com o passar do tempo minha Loja parou de praticar este ato. Agora no final do ano, fui visitar uma Loja que fez esta pratica para um Mestre Instalado retardatário. Qual o procedimento correto?
Quando a Grão Mestre Estadual ou Geral entra em nossa loja ficamos apenas de Pé ou de Pé e a Ordem? 

CONSIDERAÇÕES:

Receber Mestre Maçom Instalado que chega "atrasado" com a Loja em pé e ainda aplaudindo o retardatário é mesmo algo inadmissível. Em síntese, atrasos não devem ocorrer, muito menos receber atrasados com atitudes de reverência. 

Devo destacar que Mestre Maçom lnstalado não é grau, porém um título honorífico dado àquele que fora um dia eleito Venerável Mestre. Concluído o seu mandato ele é um Ex-Venerável. Em deferência a ter um dia exercido esse mandato ele tem a prerrogativa de ocupar lugar no Oriente, contudo esse título não lhe dá o direito de chegar atrasado, e ainda ser recebido com aplausos. 

O que existe sim são situações formais para visitantes e autoridades, entretanto elas não se adequam àqueles de adotam o péssimo hábito de chegar após já terem sido iniciados os trabalhos.

Assim, o Regulamento Geral da Federação, Título XII, Artigo 217 e seguintes trata dos Visitantes, Do Protocolo de Recepção e do Tratamento, destacando que o Ritual por sua vez determina as conformidades, como é o caso do Ritual de Aprendiz do REAA em vigência no item 2.7 – Recepção de Autoridades e Portadores de Títulos de Recompensa. Vide também o Sistema de Orientação Ritualística in GOB RITUALÍSTICA, http://ritualistica.gob.org.br

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 03/05/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário