Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 8 de maio de 2020

PRANCHETA E ALTAR DOS PERFUMES

PRANCHETA E ALTAR DOS PERFUMES
(republicação)

Em 02.08.2015 o Respeitável Irmão Carlos Alberto Tajra Hidd, Loja Raul Serrano, 1.616, REAA, GOB-PI, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado do Piauí, solicita esclarecimentos para o que segue: chidd@bol.com.br

Nesta gestão que se inicia 2015/2017, fui convidado para exercer o cargo de Mestre Arquiteto e como a minha curiosidade sempre foi além do dia a dia maçônico e sempre verificando que havia "algumas falhas" na decoração da Loja, falava destas falhas, mas nunca fui incisivo. Mas, para que eu seja realmente um Mestre Arquiteto dentro da Loja, acredito que eu tenha que cumprir minha obrigação em "arrumar" a loja de acordo com o que estabelece o nosso Ritual do REAA. Isso exposto, pergunto ao nobre Irmão, o seguinte: 1º - A PRANCHETA - é a mesma que vende em Loja de material escolar ou é uma "tabua lisa e/ou decorada - com o que?" e suas medidas podem ser de 30 x 40 cm e colocada na frente do altar encostada a este ou a mesma deve ser afixada no altar? 2º - O ALTAR DOS PERFUMES - o Ritual também não explica como deve ser este "altar". E por este motivo pergunto se o mesmo pode ser uma mesa triangular, com quais medidas (?) ou uma "coluna" que tipo e suas medidas (?) como descreve o Irmão Joaquim da Silva Pires em seu livro O Primeiro Grau do REAA pag. 45 e 52? Aguardo suas respostas.

CONSIDERAÇÕES:

PRANCHETA – é uma peça retangular, cujo lado menor vai apoiado sobre o terceiro degrau do sólio e encostada no Altar ocupado pelo Venerável. Seu tamanho geralmente obedece à proporção visual do móvel (Altar) onde ela fica encostada. O importante é que ela seja retangular e nela estejam gravados os símbolos do limitado (paralelas cruzadas) e do ilimitado (xis ou a Cruz de Santo André). 

Não existe para tal medida específica. É aconselhável que a prancheta possua fundo de cor clara para que os símbolos nela gravados fiquem satisfatoriamente visíveis. Essa Joia Fixa da Loja também aparece como um dos componentes do Painel da Loja de Aprendiz (na página 84 do ritual junto às gravuras da Coluna B e logo acima do Maço e do Cinzel no Painel). 

Ainda em relação dos símbolos do limitado e do ilimitado eles servem também como suporte para o alfabeto maçônico – ver a página 177 do ritual de Aprendiz em vigência. 

ALTAR DOS PERFUMES – embora esse móvel não sirva para nada no simbolismo do REAA∴, infelizmente, feito um intruso, ele ainda aparece no Ritual em vigência. À bem da verdade não existe no Rito em questão nenhuma cerimônia que dele faça uso, já que não há acendimento de incenso (incensação do Templo nem fumigações). 

Acredita-se que esse altar, além de equivocadamente atender certas crenças pessoais, ele tem origem nesses cerimoniais de sagração de Templo onde no Brasil, os respectivos “rituais especiais” contemplam toda sorte de uma miscelânea de ritos e costumes bem ao gosto daqueles que se consideram “fazedores de rituais” – pura bobagem. 

Já sob o ponto de vista prático, como esse altar está legalmente inserido no ritual, temos que com ele conviver. Assim ele pode ser um pequeno móvel ou uma coluna truncada com altura aproximada entre 70 e 80 centímetros de altura. 

Quanto às medidas da sua superfície superior (pequeno tampo) eu não saberia lhe dizer já que eu mesmo não sei para o que ele serve e muito menos o que vai nele depositado - embora não faltem inventores que acham propósito para a existência desse Altar! 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.950 – Balneário de Camboriú (SC) – quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Um comentário:

  1. BOA NOITE... ACHO QUE CADA RITO TEM O SEU PRÓPRIO RITUAL, INDEPENDENTE ADA POTÊNCIA MAÇÔNICA. NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE SÓ O PERFUME DO INCENSO NA LOJA AJUDA NO ANDAMENTO DOS TRABALHOS, INDEPENDENTE DA LOJA TER OU NÃO, ALTAR DOS PERFUMES ...TFA

    ResponderExcluir