Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 30 de maio de 2020

TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA

TRANSMISSÃO DA PALAVRA SAGRADA
(republicação)

Em 24.08.2015 o Respeitável Irmão Marcius Valerius Gomes Delalibera, Loja Fraternidade Jandaiense, 1.750, REAA, GOB-PR, Oriente de Jandaia do Sul, Estado do Paraná, solicita esclarecimento para a seguinte dúvida.
mv_gd@yahoo.com.br

Gostaria que o Irmão esclarecesse acerca da passagem da palavra sagrada entre Diáconos e Vigilantes no Grau de Aprendiz.

CONSIDERAÇÕES:

Resposta sob o ponto de vista ritualístico: Na abertura dos Trabalhos (a Loja não está ainda aberta) – O 1º Diácono sobe com passos normais os degraus do Trono pelo lado Norte do Altar e para. O Venerável por sua vez vira-se para o norte e fica de frente para o 1º Diácono. De frente um para o outro, o Venerável Mestre dá-lhe ao ouvido direito, a Palavra Sagrada por inteiro letra por letra. O Venerável volta-se novamente para o Ocidente. De posse da Palavra o 1º Diácono desce os degraus do Trono, sai do Oriente ingressando diretamente na Coluna do Sul, cruza o eixo (equador) do Templo entre a porta de entrada e a frente do Painel da Loja e aborda no Norte o 1º Vigilante pela sua direita (sobe os dois degraus) e para. O 1º Vigilante então se vira para o 1º Diácono, oportunidade em que ficam de frente um para o outro. Ato seguido o 1º Diácono transmite ao 1º Vigilante a Palavra Sagrada da mesma forma que a recebeu e retorna ao seu lugar passando pelo Norte e ingressando diretamente no Oriente. Em seguida o 2º Diácono dirige-se diretamente do seu lugar até o 1º Vigilante, sobe os dois degraus e o aborda pela sua direita. De frente um para o outro, o 1º Vigilante transmite da mesma forma que recebeu a Palavra Sagrada ao 2º Diácono. Recebida a Palavra este se dirige até o 2º Vigilante saindo do Norte, cruzando o eixo (equador) entre a retaguarda do Painel da Loja e a entrada do Oriente e ingressa no Sul, aborda o 2º Vigilante pela sua direita (subindo o único degrau) e para. Este por sua vez vira-se de frente para o 2º Diácono. De frente um para o outro, o 2º Diácono transmite a Palavra do mesmo modo que a recebeu. Comunicada a Palavra o 2º Diácono retorna ao seu lugar cruzando o eixo (equador) do Templo entre a porta de entrada e a frente do Painel da Loja.

Por ocasião do encerramento dos Trabalhos os procedimentos são idênticos, com a ressalva de que os protagonistas ao se posicionarem de frente um para o outro na abordagem, ambos se colocam à Ordem (a Loja está aberta).

Vale a pena mencionar que essa foi à explicação que propus fosse inserida no Ritual de Aprendiz como parte dos provimentos para aperfeiçoamento do Ritual de Aprendiz que eu enviei ao Poder Central do GOB em outubro de 2.013 quando eu era ainda Secretário Geral do Rito e que nunca sequer recebi uma única resposta.

Caso o Irmão queira saber sobre a origem histórica dessa prática ritualística, basta me solicitar e eu terei imenso prazer em informar.

T.F.A. 
PEDRO JUK – Secretário de Orientação Ritualística do GOB-PR -  jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.994 – Florianópolis (SC) sexta-feira, 18 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário