Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 26 de maio de 2020

CADEIA DE UNIÃO

CADEIA DE UNIÃO
(republicação)

Em 24.08.2015 o Respeitável Irmão Paulo Assis Valduga, Loja Luz Invisível, REAA, GORGS (COMAB), Oriente de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul, pede esclarecimentos no que segue: paulovalduga@gmail.com

Estou buscando luzes sobre a formação da Cadeia de União; fazemos a Cadeia de União (no Brasil) entrelaçando as mãos e braços e unindo os calcanhares uns aos outros. Entretanto na Argentina e Paraguai a Cadeia de União é realizada apenas entrelaçando mãos e braços, não havendo, por conseguinte, a união dos calcanhares. Pergunto: qual a forma correta e por quê?

CONSIDERAÇÕES:

O correto é como fazem nossos “Hermanos” da Argentina e do Paraguai. Em se tratando do REAA∴ a Cadeia de União serve apenas e tão somente para a transmissão da Palavra Semestral. 

Por ocasião dessa transmissão, a Cadeia de União deve ser realizada imediatamente após o encerramento da Sessão, dentro da própria Loja (Templo) e dela somente participam Obreiros do Quadro. 

Assim, os Irmãos formam uma disposição circular no Ocidente tendo o Venerável ladeado pelo Orador e pelo Secretário na banda Leste e o Mestre de Cerimônias ladeado pelos Vigilantes no Oeste. 

Os demais se dividem pelo Norte pelo Sul da formação circular. Todos posicionados os Irmãos simplesmente dão-se as mãos cruzando o braço direito sobre o esquerdo e a Palavra é transmitida sussurrada na forma de costume. 

Não existe nenhuma união das pontas dos pés quem vão unidos pelos calcanhares entre os participantes da Cadeia. Também nela não existem preces, orações e outras súplicas similares. 

Outro procedimento também inexistente no Rito Escocês é o subir e descer dos braços com as mãos dadas pelos protagonistas ao final da Cadeia e seguidas ainda de exclamações de tríades a exemplo da manjada Saúde, Força e União. 

Volto a enfatizar, Cadeia de União no REAA tem apenas a finalidade de transmitir a Palavra Semestral. Outros procedimentos dela acompanhados como os acima citados são costumes e práticas de outros Ritos, sobretudo do Adonhiramita que foi muito por aqui praticado nos primórdios da Maçonaria brasileira. 

Como boa parte dos maçons tupiniquins são dados há achar tudo muito bonito sem nem mesmo saber qual a sua serventia, o resto ficou por conta da imaginação. 

Cabe por fim o último esclarecimento – a Cadeia de União é realizada somente após o encerramento dos trabalhos para que se dê tempo dos visitantes se retirarem do recinto, assim como para que se evitem constrangimentos ao ter que solicitar a cobertura do Templo para eventuais presenças de Irmãos que não fazem parte do Quadro.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.985 – Florianópolis (SC) quarta-feira, 9 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário