Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 16 de maio de 2020

MESTRE INSTALADO

MESTRE INSTALADO
(republicação)

Em 14.08.2015 o Respeitável Irmão Tacachi Iquejiri, sem declinar o nome da Loja e o Rito, GOB-MS, Oriente de Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, solicita esclarecimentos para o que segue: gobms.adm@hotmail.com

Tenho a honra de me dirigir ao ilustre Irmão, na expectativa de elucidar uma dúvida, que até então não consegui. Trata-se do seguinte: - Um profano foi iniciado, elevado e exaltado em uma Loja do GOB-MS; Por razões profissionais e de trabalho, mudou-se de Oriente para outro Estado da Federação; Lá em outra cidade, filiou-se a uma Loja da potência regular das Grandes Lojas; após cumprir o período de permanência se fez apto a candidatar-se Venerável da referida Loja; Foi eleito, instalado e empossado no cargo, e cumprir o período regular de seu mandato; mais um tempo se passou e o mesmo Irmão retornou ao nosso Oriente, vindo a filiar-se na sua Loja Mãe do GOB-MS. Pergunta-se: Se ele é Mestre Instalado por outra potencia, pode filiar-se em nossa potência, nessa qualidade, gozando de todos os direitos que o título lhe confere? 

CONSIDERAÇÕES:

Desde que ele venha de uma Obediência Regular, ele será aceito não só como Mestre Instalado, todavia com o Grau Simbólico do qual ele é detentor. Se na Maçonaria a questão é iniciática, penso que o Obreiro sendo detentor de um Grau ou de um título honorífico como é o caso do Mestre Instalado, ele será sempre um exVenerável que exerceu o mandato de uma Loja. 

Aliás, eu gostaria de ratificar mais uma vez que Mestre Instalado não é Grau, senão uma distinção honorífica dada àquele que foi eleito Venerável de uma Loja Maçônica – uma vez Venerável um dia, sempre será um ex-Venerável no futuro. 

No que concerne à validade ou não do título do Mestre Instalado oriundo de outra Obediência, eu poderia citar como exemplo o meu próprio caso, já que eu sou oriundo de outra Obediência e lá fui inclusive Instalado há aproximadamente 30 anos atrás. 

Quando ingressei no GOB, desde 1.997, permaneci com o esse título honorífico gozando das suas prerrogativas, inclusive já tendo exercido no próprio GOB o veneralato da minha Loja mãe - Estrela de Morretes, 3.159 ao Oriente de Morretes – Pr. e interventor da Loja D. Pedro II no Oriente de Guaratuba nesse mesmo Estado, além de ter participado e conduzido inúmeras Instalações pelos imensos rincões da nossa Maçonaria. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com – 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.964 – Florianópolis (SC) – quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário