Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 15 de maio de 2020

DÚVIDAS NO REAA

DÚVIDAS NO REAA
(republicação)

Em 14.08.2015 o Respeitável Irmão Silvino Dal Bó Neto, Deputado Federal da Loja Veiga Cabral, 3.321, GOB, REAA, Oriente de Macapá, Estado do Amapá, solicita os seguintes esclarecimentos: neto@dalbo.pro.br 

1) Qual seria a ordem correta de entrada em Loja? Em nossa Loja temos um Deputado Federal e constantemente temos a visita do Delegado. 

2) Na Palavra e Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular, aqui em nossa Loja os Vigilantes dão uma batida de malhete para solicitar a palavra ao Venerável Mestre. Esse procedimento esta correto? 

3) Quando se fecha o Livro da Lei é necessário que o Venerável Mestre diga a Loja "desfazer o sinal" ou simplesmente os irmãos desfazem o sinal sem que o Venerável Mestre tenha que ordenar? 

CONSIDERAÇÕES:

1 – Quanto ao Delegado, sugiro que se consulte o RGF no que concerne ao ingresso de Autoridades e a respectiva ordem de entrada. Já o Deputado Federal, como membro da Loja, pela ordem de entrada, ingressa como Obreiro da Loja junto com aqueles que têm direito de ocupar o Oriente, antes do Venerável.

2 – Esse deveria ser o procedimento correto, muito embora ele não esteja mencionado no Ritual, sobretudo para os defensores peripatéticos do “onde está escrito”. Como costume maçônico imemorial, espontâneo e universalmente aceito (não precisa estar escrito), os Vigilantes pedem a palavra ao Venerável, em qualquer situação, percutindo uma vez o seu malhete sobre a mesa. Nesse sentido o procedimento da Loja está correto. 

3 – Assim que a Loja e declarada fechada pelo Primeiro Vigilante e consecutivamente é fechado o Livro da Lei, todos desfazem imediatamente o Sinal, sem que para tanto seja necessária ordem falada do Venerável. Como baliza desse procedimento, serve o próprio Venerável – assim que ele desfizer o Sinal na oportunidade, todos o acompanham no gesto. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.962 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário