Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 30 de maio de 2020

CONTRADIÇÕES EM RESPOSTAS

CONTRADIÇÕES EM RESPOSTAS
(republicação)

Tenho recebido através de alguns diletos Irmãos pedidos de esclarecimentos sobre duas respostas que dei e publicadas no JB NEWS nos últimos meses.

Penso que ocorreram algumas contradições geradas pela minha pessoa, no que preliminarmente antecipo as minhas desculpas.

Não vou dar nenhuma justificativa, salvo me curvar ao engano e às vezes a minha própria falta de atenção dentro desse imenso torvelinho de dúvidas e questões que me são apresentas - geralmente hauridas dos rituais e ritos praticados pelas três Obediências no Brasil (GOB, CMSB E COMAB).

Dessas súplicas farei um breve comentário sobre as duas questões, mais especificamente à Coluna do Norte e a um procedimento inerente à transmissão da Palavra Sagrada no encerramento da Sessão – ambas envolvendo o REAA∴ e a sua prática no GOB∴ 

1 - Quanto à Coluna no Norte. Em uma questão em resposta dada ao tema, desatentamente respondi que a Coluna do Norte relacionada à Coluna B∴ se encontrava no Templo “à direita de quem entra”. Obviamente que me enganei, pois de maneira correta é “à esquerda de quem entra”. Devo ter na oportunidade, por mera falta de atenção, digitado errado. Assim, ratifico: a Coluna do Norte fica situada à esquerda de quem ingressa pela porta o Templo.

2 - Quanto à transmissão da Palavra Sagrada. No que concerne a esse procedimento no encerramento da Sessão, mencionei em uma resposta que os protagonistas (Diáconos, Venerável Mestre e Vigilantes), durante a transmissão, o faziam com o Sinal composto. Equivoquei-me. Durante a transmissão, ambos, no momento da transmissão, desfazem o Sinal, voltando a fazê-lo logo em seguida. Essa prática, embora não apareça escrita, ela parte da lógica que dá para esse momento específico elegância ritualística e conforto no procedimento. Desse modo, também ratifico que durante a transmissão, os protagonistas o fazem sem o Sinal.

Dado o exposto peço desculpas pelos enganos cometidos e estou sempre à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 2.053 – Melbourne (Vic.) segunda-feira, 16 de maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário