Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 18 de maio de 2020

PRANCHETA DA LOJA

PRANCHETA DA LOJA
(republicação)

Em 17.08.2015 o Irmão Ediclenis S. Silva, Companheiro Maçom, Loja José Bahia, GOB, REAA, Oriente de Conceição da Barra, Estado do Espírito Santo, solicita a minha opinião na questão seguinte: ediclenis@gmail.com 

Recentemente foi adquirida em nossa Loja uma prancheta conforme modelo observado na figura 1 abaixo (minha descrição – na figura 1 as bordas da prancheta se encontram recortadas, cavadas de modo a adorná-la). Após aquisição, dois Irmãos Mestres alegaram que a prancheta está irregular, mesmo estando sua simbologia correta, pois suas bordas não podem ser adornadas e/ou trabalhadas conforme se vê na figura 1. Alegaram que as bordas da prancheta deveriam ser em linhas simples conforme se mostra na figura 2. (minha descrição – na figura 2 as bordas da prancheta não estão recortadas, ou cavadas, porém lisas, retas). Neste contexto solicito um esclarecimento do Irmão sobre como deve ser o formato da prancheta da Loja e se o formato por nós adotado está irregular.

CONSIDERAÇÕES:

A Prancheta da Loja é uma das Joias Fixas da Loja. Contém no seu interior o símbolo do limitado – pelas paralelas cruzadas; e do ilimitado – pelo “xis”, ou a Cruz de Santo André. 

Os diagramas gravados no seu interior também servem de suporte para a o código que compõe o alfabeto maçônico. 

De construção retangular ela representa uma pequena prancha onde são simbolicamente traçados pelo Mestre os planos da Obra. 

Símbolo da Memória ela representa o projeto e a sensatez. Geralmente a Prancheta é colocada no Oriente e encostada pelo lado frontal do Altar ocupado pelo Venerável. 

Sua base é o lado menor do retângulo tendo as paralelas cruzadas na parte superior e o “xis” na inferior. 

Juntamente com a Pedra Bruta e a Pedra Cúbica (as outras duas Joias Fixas), ela fica sempre visível em Loja para representar o ideário de moral e ética destinado ao aperfeiçoamento do Maçom. 

Quanto a vossa questão, nada impede que a Prancheta seja emoldurada, ou mesmo possua as suas bordas decoradas, desde que essa decoração não assuma motivos de exagero. 

O importante é o seu formato retangular e o seu conteúdo, de tal modo que fique sempre palpável e claramente exposta à compreensão de todos. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.969 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário