Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 11 de maio de 2020

SUBSTITUTO AD HOC

Em 10/02/2020 o Respeitável Irmão Cesar Nascimento, Loja Lotus, 2.211, A Justa, REAA, GOB-SP, Oriente de São Pulo, Capital, formula a questão seguinte:

SUBSTITUTO AD HOC

Muito recentemente passamos uma situação no início de uma sessão ordinária em nossa loja que suscitou dúvidas:

Há alguma norma quanto aos critérios de escolha entre os MM∴ MM∴ presentes para serem convidados a assumirem os cargos temporariamente vacantes, exceto quanto ao Venerável Mestre que será sucessivamente substituído pelos Irmãos 1º ou 2º Vigilantes em suas ausências?

Há alguma objeção quanto a fazer uma substituição por um Irmão que já ocupe um cargo de ofício, e ele então substitua o oficial ausente e consequentemente seja substituído por outro Irmão em seu posto de ofício?

CONSIDERAÇÕES:

Quando do preenchimento de um cargo pela ausência do titular o seu substituto deve ser avaliado obedecendo os critérios necessários para ocupar a vacância. Em tese, todo o Mestre Maçom, por ter alcançado os 3º Grau, é possuidor da plenitude dos seus direitos, com isso, também das obrigações. Assim, um Mestre deve estar pronto para assumir um cargo quando convocado. Obviamente que para tudo deve existir bom senso e isso deve ser observado por aquele que promoverá a substituição (o Venerável Mestre ou o Mestre de Cerimônias), lembrando que nada mais salutar e de boa geometria é convocar alguém que possua experiência ou mesmo mais afinidade com o ofício. 

Em linhas gerais, um Mestre ao ser chamado para cumprir uma missão deve se apresentar com fervor e zelo. Destaque-se que esse é o significado do termo "estar à Ordem", isto é, pronto e preparado com as ferramentas para atuar no canteiro.

No tocante a um cargo vago ser preenchido por alguém que já está exercendo ofício, embora isso até seja possível, não é muito recomendável, pois retirar alguém de uma função para ocupar outro cargo me parece que é desvestir um santo para vestir outro. Ora, nesse caso é melhor lançar mão de outro Mestre para ocupar a vaga. Assim, ao invés de dois procedimentos, bastaria apenas um.

Nessa troca e ocupação de cargos, recomendo atenção para os cargos eletivos e aqueles que são nomeados pelo Venerável Mestre.

De tudo, cada situação deve ser avaliada com critério, lembrando que os excessos de preciosismo mais atrapalham do que constroem. 

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário