Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 24 de maio de 2020

LIVRO DA LEI ILUMINADO

LIVRO DA LEI ILUMINADO
(republicação)

Em 19.08.2015 o Respeitável Irmão Tacachi Iquejiri, Loja 11 de Outubro, 2.081, REAA, GOB – MS, Oriente de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, solicita esclarecimentos.
 tacachisamurai@gmail.com

No Ritual de Aprendiz – REAA, pg. 26, sob nº 1.3.6 – Abóbada Celeste, observa-se a presença do Sol. Sob o Sol, em nosso Templo, está localizado o Altar dos Juramentos, sobre ele, o Livro da Lei.

O Sol foi incrementado com uma lâmpada de facho direcionado, que incide exatamente sobre o Livro da Lei, quando aberto. (Esta iluminação só é acionada quando da abertura do Livro da Lei, ficando apagada enquanto o Livro da Lei estiver fechado).

Alguns Irmãos da Loja questionaram sobre o significado dessa luz incidente sobre o Livro da Lei.

Perguntamos: é correto e usual o procedimento? O que significa essa luz? Se for alguma invencionice, gostaria que nos esclarecesse.

CONSIDERAÇÕES:

Puro fruto da imaginação. Não há nenhuma previsão ritualística para essa iluminação especial sobre as Três Grandes Luzes Emblemáticas. As únicas Luzes litúrgicas previstas são aquelas posicionadas sobre o Altar ocupado pelo Venerável e as mesas dos Vigilantes que vão acesas conforme o Grau de trabalho – identificam também as Luzes da Loja.

Os inventores precisam compreender que a Maçonaria não é nenhuma religião e em particular o Livro da Lei é tomado como um código de moral e ética daquele que presta obrigação sobre esse conteúdo. O Livro significa a fé pessoal.

Crenças religiosas fazem parte do foro íntimo de cada um dos membros da Ordem, entretanto delas nunca se fazem proselitismos contemplativos na Loja.

Assim, respondendo diretamente as vossas perguntas começo por mencionar que procedimento correto seria o de não se fazer uso desse tipo de expediente em Loja, respeitando a profecia religiosa individual de cada Irmão. 

Quanto ao significado desse facho de luz equivocadamente usado para iluminar o Livro da Lei, eu diria que não há nenhuma acepção, pois ele nem mesmo está previsto no Ritual.

Por fim, tudo isso nada mais é do que pura invencionice.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.980 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 4 de março de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário