Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 29 de maio de 2020

MESTRE INSTALADO É GRAU?

DÚVIDAS SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA "MESTRE INSTALADO". É GRAU? O QUE É?

Muitas vezes notamos que muitos irmãos quando indagados qual seu grau, ou quando assinam a lista de presença informam como grau: “mestre instalado”. 

Ocorre que mestre instalado NÃO É GRAU. De acordo com a Constituição do GOB no inciso IV, do Art. Art. 2° a maçonaria simbólica é divida em três graus. Verbis: 

Art. 2º - São postulados universais da Instituição Maçônica: 
(...) 
IV - a divisão da Maçonaria Simbólica em três graus;

Para os mais filosóficos convém lembrar que é unânime dentre os diversos autores maçom que escrevem sobre os landmarques, também o “landmark” que estabelece a “divisão da maçonaria simbólica em três graus.”. Portanto, tanto juridicamente como filosoficamente, mestre instalado não é grau.

Então o que é Mestre Instalado? No GOB mestre instalado é um título honorífico. É o que estabelece o Art. 42 do RGF, verbis

Art. 42 – O Mestre Maçom que passar pelo Cerimonial de Instalação integrará a categoria especial honorífica dos Mestres Instalados. (Novo texto pela Lei n. 118, de 23 de março de 2011, publicado no Boletim Oficial n. 6, de 14/4/2011). 

Assim, considerando que a maçonaria é uma escola, deve-se zelar pelo uso correto das nomenclaturas com o objetivo de evitar a perpetuação de eventual costume infundado.

Ir∴ Marcelo Artilheiro - Agosto/2019. 

Fonte: Fonte: https://artilheiro7.wixsite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário