Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 17 de maio de 2020

PÍLULAS MAÇÔNICAS

AS MINI COLUNAS

O que será descrito nesta Pílula não é comum a todos os Ritos, mas somente no Rito de York (Ritual Emulation).

Nesse Rito, em Loja, são mantidas sobre o Altar do Venerável Mestre e nas mesas (lembrar que Altar só existe um) dos Vigilantes umas miniaturas de colunas (colunetas), com altura variando de 20 a 40cm.

No Altar do Venerável Mestre, uma com as características de uma coluna Jônica, lembrando os atributos de Sabedoria.

Na mesa do Primeiro Vigilante, uma outra com as características de uma coluna Dórica lembrando os atributos da Força.

E, na mesa do Segundo Vigilante, uma outra coluna com as características de uma coluna Coríntia, lembrando os atributos da Beleza.

Elas ficam em pé ou abaixadas, nas mesas dos Vigilantes de acordo com o andamento da Sessão. Assim, com a Sessão em desenvolvimento, a coluna do Primeiro Vigilante permanece em pé e do Segundo Vigilante, deitada; quando a Sessão é suspensa, invertem-se as posições.

Deve-se esclarecer que no Rito Escocês Antigo e Aceito, que é o mais praticado aqui no Brasil, essa prática é inexistente! 

Como muitas vezes os templos são comunizados para a prática de Ritos, tanto de York como do Escocês Antigo e Aceito, ou outros, elas permanecem nas mesas simplesmente como elementos decorativos.

Fonte: pilulasmaconicas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário