Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 1 de maio de 2020

EM PÉ OU SENTADO

EM PÉ OU SENTADO
(republicação)

Em 01.08.2015 o Respeitável Irmão Rogério Coelho, atual Secretário da Loja Luz da Acácia, 2.586, sem declinar o nome do Rito, GOB-SC, Oriente de Jaraguá do Sul, Estado de Santa Catarina, solicita os seguintes esclarecimentos: 
\rogerio@orbhes.com.br 

Alguns Irmãos questionam a posição que o Orador deve falar em Loja, em alguns momentos. Pergunto: Ele deve cumprimentar os visitantes de pé? Ele deve fazer as considerações finais de pé ou sentado? Ele deve falar sempre sentado? 

CONSIDERAÇÕES:

O Orador como uma das Dignidades da Loja que ocupa lugar no Oriente fala sempre sentado, salvo nas oportunidades que o ritual porventura possa prever o contrário. Respondendo diretamente a vossa pergunta, o Orador deve saudar os visitantes permanecendo sentado, bem como assim procede ao tecer as suas considerações finais.

É oportuno salientar que além do Venerável como primeira Luz da Loja e do Orador, a outra Dignidade que ocupa lugar no Oriente é o Secretário que da mesma forma permanece sentado na prática do seu ofício.

Cabe aqui um esclarecimento – o GOB, infelizmente ainda considera também os cargos de Chanceler e de Tesoureiro como Dignidades da Loja num flagrante equívoco que confunde cargos eletivos com Dignidades.

Nesse sentido, mesmo ambos sendo confundidos com Dignidades, eles falam sempre em pé, já que ocupam lugar no Ocidente.

Aliás, no Ocidente somente falam sentados os Vigilantes que, além se completarem as Luzes da Loja são também as outras duas das cinco verdadeiras Dignidades da Loja (Venerável, Vigilantes, Orador e Secretário). 

T.F.A. 
PEDRO JUK – - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.941 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário