Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 30 de abril de 2020

CIRCULAÇÃO DO DIÁCONO

CIRCULAÇÃO DO DIÁCONO
(republicação)

Em 01.08.2015 o Respeitável Irmão Rodolfo Borges Pereira, membro da Loja Pitágoras, GOP (COMAB), REAA, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, formula a seguinte questão: dolfo23@yahoo.com 

Não sei se em algum momento você descreveu sobre a circulação do Irm∴ Segundo Diácono, porém, eu e membros de minha Loja estamos com dúvida e há controvérsias em relação à circulação do Segundo Diácono no REAA. A dúvida é: quando o Irm∴ Segundo Diácono após passar a Palavra Sagrada ao Irmão Segundo Vigilante, este se posiciona no lado Sul do Altar dos Juramentos circulando o Altar ou já se direciona a sua posição no Altar sem circundar? Alguns Irmãos falam que há a necessidade de circundar o Altar, outros que por não cruzar a linha do equador, não se faz necessário tal circundução. Gostaria de seu parecer quanto a esta questão.

CONSIDERAÇÕES:

Inicialmente fica esclarecido que essa resposta é dada à prática daqueles rituais que ainda permanecem com o Altar dos Juramentos no centro do Ocidente e com os Diáconos sendo portadores de bastão para formação de pálio. 

Em relação à questão da circulação pelos Diáconos, a regra é a seguinte: não existe circulação no mesmo hemisfério. Seria improcedente que o Obreiro simbolicamente desse a volta ao mundo para parar no mesmo lugar.

A questão também não é a da aplicação literal do substantivo “circulação” como se ficássemos dando volta em torno de um mesmo objeto que servisse para ela de referência. 

Essa demanda nada mais é do que uma regra que sugere o sentido horário daquele que se desloca no Ocidente de uma para outra Coluna. 

Assim, tomando-se em consideração de que o Altar dos Juramentos esteja posicionado ao centro do Ocidente, um Obreiro em deslocamento do Norte para o Sul passa obrigatoriamente entre este e o limite com o Oriente. Já do Sul para o Norte ele passa entre o Altar mencionado e a porta de entrada do Templo. 

Reiterando então: na mesma Coluna não existe circulação. O deslocamento dos Diáconos na transmissão da Palavra Sagrada – o Primeiro Diácono recebe a Palavra do Venerável, sai do Oriente passando pela Coluna do Sul, cruza o eixo entre o Altar dos Juramentos e a porta de entrada, ingressa no Norte abordando em seguida o Primeiro Vigilante para quem transmite a Palavra. 

Ato seguido, o Primeiro Diácono se desloca pela Coluna do Norte diretamente até o Altar dos Juramentos e se posiciona ao Norte deste de frente para a Coluna do Sul. 

No caso do Segundo Diácono, como mencionado na questão, assim que o Primeiro Diácono esteja posicionado junto ao Altar dos Juramentos, ele, o Segundo Diácono, se desloca diretamente do seu lugar no Norte até o Primeiro Vigilante e dele recebe a Palavra levando-a em seguida até o Segundo Vigilante passando do Norte para o Sul (cruzando o eixo longitudinal ou equador) entre o Altar dos Juramentos e o limite com o Oriente. 

Transmitida a Palavra ao Segundo Vigilante, o Segundo Diácono dali mesmo se encaminha diretamente (sem circulação) até o Sul do Altar para os procedimentos de costume, ficando de frente para o Primeiro Diácono que o aguarda. 

Observação: se o caso do ritual for aquele que apresenta formação de pálio, porém com o Altar dos Juramentos já localizado no Oriente em frente e próximo ao Altar ocupado pelo Venerável, então o Primeiro Diácono por sua vez ingressa no Oriente para se posicionar junto ao Altar dos Juramentos, enquanto que o Segundo Diácono, nessa situação, se vê obrigado a ingressar novamente no Norte (circular) para dali se deslocar até o Oriente e se posicionar junto ao Altar dos Juramentos de frente para o Primeiro Diácono que o aguarda. 

Existe uma regra universal no Rito em questão onde obrigatoriamente se ingressa no Oriente a partir da Coluna do Norte e dele se sai pela Coluna do Sul. No Oriente não existe circulação. 

Concluindo; o ideal mesmo seria que todos os rituais respeitassem o que é verdadeiro e tradicional no REAA, onde os Diáconos não portam bastões; não existe formação de pálio e o Altar dos Juramentos fica posicionado no Oriente em frente ao Altar ocupado pelo Venerável. 

Se bem fosse observada essa tradição os Diáconos após concluírem a transmissão da Palavra, imediatamente cada qual retornaria ao seu lugar. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.938 – Florianópolis (SC) – sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

4 comentários:

  1. Muito se fala sobre a circulação dos diáconos em loja. tenho uma dúvida e gostaria de saber se o 2o. diácono ao se dirigir ao 2o.vigilante, passa pela frente ou por trás do 2o. diácono que já está posicionado. Se alguém souber e puder tirar essa dúvida agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ir.'. acredito que por trás do 1° Dia. Considerando o espaço em algumas lojas, e a tomada da primeira posição do Palio.

      Excluir
    2. O 2º Diácono ao se dirigir ao 2º Vigilante, passa pela frente do 1° Diácono que já está posicionado.

      Excluir
    3. Para transmitir a Palavra Sagrada o 2. Diácono sobe o Altar do 2. Vig. pela direita do Irmão Vig. e a transmite. Para sair tem que ser pela esquerda do Ir. Vig. Assim sendo, o mesmo tem que passar por trás do Vig. e então descer do Altar, não podendo voltar. O mesmo acontece com o 1o. Diácono e o 1o. Vig.

      Excluir