Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de abril de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

CHAVE

1º - Símbolo muito comum nos altos Graus maçônicos. A chave é considerada símbolo de inteligência, de tesouro e também de prudência e discrição. 

2º - Na antigüidade, a chave era vista como símbolo do silêncio e da circunspeção. Por isso, nos mistérios de Elêusis, o hierofante colocava sobre a língua dos iniciados uma chave de ouro, como a lembrar que se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro. 

3º - Em muitas Lojas alemãs, uma chave de marfim faz parte da indumentária maçônica de cada irmão, para lembrar-lhe que deverá encerrar ou ocultar os segredos da Maçonaria em seu coração. 

4º - As chaves foram ainda, em todos os tempos, símbolos de poder e de predominância. O porta-chaves, entre os gregos, era o título de um cargo elevado. 

5º - A chave tem sido sempre um dos símbolos mais importantes da Maçonaria. Os rituais do século XVIII faziam alusão a uma chave destinada a guardar os segredos da Instituição.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário