Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 3 de abril de 2020

VIGILANTES E INSTRUÇÕES

VIGILANTES E INSTRUÇÕES
(republicação)

Em 01.07.2015 o Respeitável Irmão Sandro Domanski, Loja União Mucuriense, 3.205, REAA, GOB, Oriente de Mucuri, Estado da Bahia, formula a seguinte questão: sandrodomanski@gmail.com sdomanski@ig.com.br

Valoroso Irmão, Saudações fraternas. Mais uma vez recorro a vossas preciosas instruções, creio que um erro de interpretação tenha provocado uma discordância na Loja a qual pertenço. Segundo o Manual de Dinâmica e Ritualística do Primeiro Grau Aprendiz – REAA da Grande Secretaria Geral de Orientação e Ritualística é enfático no seguinte: Cabe ao Irmão 1º Vigilante as instruções aos Irmãos Companheiros e cabe ao Irmão 2º Vigilante as instruções aos Irmãos Aprendizes - Procede? Na Loja a qual eu pertenço leram que cabem aos Irmãos Vigilantes cuidarem dos Irmãos de suas Colunas, eis aí onde acho que foi mal interpretado.

CONSIDERAÇÕES:

Quem instrui os Aprendizes e Companheiros. Em síntese, pelo aspecto costumeiro dos usos e costume, no passado operativo da Francomaçonaria, quando não existiam ainda os ritos especulativos comuns a atual Moderna Maçonaria, era o segundo warden (atual 2° Vigilante) que recebia por primeiro o candidato a Aprendiz do Ofício e o instruía nos procedimentos. 

Em seguida o encaminhava até o primeiro warden (atual 1° Vigilante) para que esse procedesse antes de tudo uma oração em favor do iniciando. 

Posteriormente o Mestre da Loja (atual Venerável) trazia o Livro da Lei e, auxiliado pelo 2° Vigilante, fazia com que o candidato se ajoelhasse para prestar a obrigação e receber a Luz, assim como as vestimentas de ofício que consistiam em um avental de pele e um par de luvas para trabalhar no desbaste da pedra. Encerrado esse ato o 2° Vigilante instruía o Aprendiz recém-iniciado nas antigas obrigações do ofício (Old Charges).

Guardando essa tradição, o Rito Escocês Antigo e Aceito revive essas reminiscências conservando o 2° Vigilante na instrução dos Aprendizes e do 1° na dos Companheiros, porém mantendo tradicionalmente o 2° Vigilante na Coluna do Sul e o 1° na Coluna do Norte, fato que não implica em qualquer desordem já que quem dirige à Loja - portanto todos os Obreiros - é o Venerável Mestre, auxiliado pelos Vigilantes.

Assim é falsa a obrigatoriedade de que o obreiro precise tomar assento na mesma Coluna que Vigilante para ser por ele instruído, daí no Rito Escocês Antigo e Aceito o 2° Vigilante do meridiano do Meio-Dia ou Sul instrui os Aprendizes que sentam no topo da Coluna do Norte (parede Norte) e o 1° Vigilante do Ocidente no noroeste da Coluna do Norte instrui os Companheiros que ocupam o topo da Coluna do Sul (parede Sul).

Ratifico: se existe equívoco, certamente ele se apresenta pela falsa interpretação daquilo que é tradição, cujo costume é haurido das raízes da Sublime Instituição, lembrado que no distante período operativo ainda não existiam Templos maçônicos, ritos e nem mesmo as decorações das Lojas como atualmente as conhecemos.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.882 – Florianópolis - quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário