Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2020

OS SETE PRINCÍPIOS DE HERMES

OS SETE PRINCÍPIOS DE HERMES
Pesquisa Ir.: Jaime Balbino de Oliveira

1º - O Princípio do Mentalismo
"O Todo é Mente. O Universo é Mente."

O Todo é Espírito, u’a Mente Vivente Infinita.

O Universo é uma Criação Mental do Todo, a qual está sujeita às Leis das Coisas Criadas. O Universo como um todo e, nessa Mente Suprema, tudo vive, move e têm existência.

Este princípio fundamenta a Natureza Mental do Universo, assim, explicados estão todos os fenômenos mentais e psíquicos. Este Princípio denuncia a real natureza da Força, da Energia e da Matéria, assim é que "aquele que compreende a verdade da Natureza Mental do Todo, bem avançado está no Caminho do Domínio".

2º - O Princípio de Correspondência
"O que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima."

Assim como o Todo é Mente, o homem também é mente. Do mesmo modo que o Todo cria mentalmente, o homem, também, o faz.

Os Sete Princípios Herméticos estão interligados ao Princípio de Correspondência nos planos da forma e dos sem-forma (mental e espiritual).

O Princípio da Correspondência em tudo se manifesta porque há uma correlação harmoniosa nos diversos planos. Em síntese: todos os Sete Princípios estão interligados entre si. "O que está em cima é como o que está embaixo e vice-versa", compreende um dos Grandes Princípios dos fenômenos universais. Este Princípio é um dos meios mentais mais poderosos que abre o homem a porta do desconhecido.

3º - O Princípio de Vibração
"Nada há parado. Tudo se move e tudo vibra."

Este princípio diz, por si só, esta grande verdade:

Nada, está parado. Tudo vibra, tudo está em movimento.

A cada nova descoberta científica, este princípio é confirmado e ele explica que as diferentes manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, são resultados das ordens variáveis de Vibração.

Tudo está em vibração, e quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada a posição na escala vibratória. Desde o ínfimo átomo, com seus elétrons, prótons e neutrons até os mais grandiosos Astros, tudo está em movimento vibratório.

Aquele que compreende o Princípio de Vibração alcançou o centro do Poder, diz um Mestre antigo.

4º - O Princípio de Polaridade
"Tudo é Duplo, tudo tem pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados."

Este princípio explica os antigos paradoxos, tais como: "A tese e a antítese são idênticas em natureza, mas diferem em grau. Os opostos são a mesma coisa, diferindo somente em grau. Os pares de opostos podem ser reconciliados. Os extremos se tocam. Tudo existe e não existe ao mesmo tempo. Todas as verdades são meias-verdades. Há dois lados em tudo, etc., etc."

Este princípio explica que em tudo há dois pólos ou aspectos opostos e que os opostos são simplesmente os dois extremos da mesma coisa, consistindo a diferença em variação de graus, assim, por exemplo, o calor e o frio, ainda que sejam opostos, são a mesma coisa, a diferença entre eles consiste simplesmente na variação de graus dessa mesma coisa. Essa mesma coisa que se manifesta como calor e frio nada mais é que uma forma, variedade e ordem de vibração.

5º - O Princípio de Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o Ritmo é a compensação."

Este princípio contém esta verdade: que em tudo se manifesta um movimento para diante e para trás, um fluxo e um refluxo, um movimento de atração e repulsão, um movimento semelhante ao do pêndulo, uma maré enchente e uma vazante, entre os dois pólos que existem conforme o princípio de polaridade.

Existe sempre ação e existe uma reação, uma marcha e uma contramarcha, uma subida e uma descida. Isto acontece nas coisas do Universo, nos homens, nos animais, na energia, na matéria e na própria mente do homem.

6º - O Princípio de Causa e Efeito
"Todas as coisas tem o seu Efeito, todo Efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. O Acaso é simplesmente um nome dado a uma lei não reconhecida, porém nada escapa à Lei."

Este princípio contém a verdade que existe uma Causa para cada Efeito e um Efeito para cada Causa, assim se explica que tudo acontece de acordo com a Lei, nada acontece sem razão ou sem motivo, não há coisa que seja casual. Entretanto existem vários Planos de Causa e Efeito, os planos superiores, dominando os inferiores, nada podendo escapar da Lei.

Este Princípio de Causa e Efeito está oculto em todas as idéias científicas antigas e modernas e foi anunciado pelos instrutores herméticos nos primitivos dias. O Princípio de Causa e Efeito foi aceito como exato por todos os pensadores do mundo inteiro, porque, pensar de outro modo, sería subtrair os fenômenos do Universo do domínio da Lei e da Ordem e relegá-los ao domínio de uma causa imaginária muito conhecida sob o nome de Acaso.

7º - O Princípio de Gênero
"O Gênero está em tudo. Tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino. O Gênero se manifesta em todos os planos."

O Gênero se manifesta em tudo, os princípios masculino e o feminino se manifestam em todos os planos e estão em ação. Isto é correto não só no plano físico, como também nos planos mental e espiritual.

No plano físico este princípio se manifesta como "sexo"; no mental são: vontade(masculino) e imaginação(feminino). Nenhuma criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem este princípio. A compreensão de suas leis poderá esclarecer muitos assuntos que deixaram perplexas as mentes dos homens.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário