Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 14 de abril de 2020

A CONVENÇÃO DE BALTIMORE

A CONVENÇÃO DE BALTIMORE DE 1843
(Aquela que mudou a cara da Maçonaria)
Por Luciano Rodrigues

Esta história começa em dezembro de 1839. Ela começou com uma resolução aprovada pela Grande Loja do Alabama, que solicitou a todas as Grandes Lojas para enviar um representante para a cidade de Washington na primeira segunda-feira de março de 1842, com a finalidade de determinar (padronizar) um modo de trabalho para todas as lojas dos Estados Unidos e para fazer outros regulamentos legais de interesse e segurança do Craft.

A Convenção foi realizada em 7 de março de 1842, no Central Masonic Hall. Dez Grandes Lojas estiveram presente e esses representantes se recusaram a aceitar um delegado da Grande Loja de Michigan, declarando que este não tinha sido estabelecido sob os princípios constitucionais. O relatório foi feito por Charles W. Moore, presidente da Comissão de Credenciais e Grande Secretário da Grande Loja de Massachusetts.

Após a devida deliberação, concluiu-se que não era suficiente o número de Grandes Lojas representadas, e não havia tempo suficiente para formular um ritual uniforme que seria aceitável por todas as Grandes Lojas. Diferenças de opinião entre o comitê selecionado para desenvolver um modo uniforme de trabalho, eram muitas e não conciliáveis. A Convenção votou para solicitar cada Grande Loja nomear alguns maçons bem versados e estudiosos para uma convenção a ser realizada no ano seguinte.

A intenção da outra comissão era ter efeitos importantes, imediatos e de longo alcance sobre as Grandes Lojas do país. A “Comissão de Regulamento Geral Envolvendo Interesses e Segurança do Craft“, atuaria em diversas áreas. Ele recomendou que o sistema representativo, já adotado por algumas das Grandes Lojas, seria estendido a todas as Grandes Lojas. Para proteger a Fraternidade de homens indignos que afirmam ser maçons, o Comitê recomendou que “certificados de boas condições de visita de irmãos que são estranhos” seria disponibilizado pela Grande Loja a que pertencem (1º Dues Cards). “Estes certificados não só irá proteger a instituição de quem não merece, mas também fornecerá a viúva e órfãos dos Irmãos falecidos a melhor prova de seu direito sobre a Fraternidade”, assim disse o Comitê.

Este Comitê considerou igualmente “repreensível” a prática “de receber notas promissórias para as taxas afim de conferir graus, em vez de exigir o pagamento dos mesmos antes dos graus serem conferidos”.

O Comitê considerou uma “impropriedade” tratar “qualquer assunto em lojas abaixo do Grau de Mestre Maçom, exceto quando tal for uma atribuição dos graus inferiores e as instruções deles”. Ele creditou essa consideração a Grande Loja de Missouri, que trouxe a idéia para a atenção dos maçons de todos os lugares. A Comissão passou a dizer “Aprendizes e Companheiros não são membros das Lojas, nem têm direito aos privilégios dos membros”.

A suspensão de um Maçom por falta de pagamento de dívidas também foi considerada pela Comissão. Ele acreditava que uma legislação uniforme deveria ser adotada pelas Grandes Lojas para proteger a Fraternidade.

Não demorou muito para que várias Grandes Lojas mudassem suas leis em conformidade com as recomendações desta Comissão. Certificados ou cartões foram emitidos por Grandes Secretários aos membros das Lojas. E as Grandes Lojas ordenaram que as lojas definissem as taxas para conferir graus. Representantes foram nomeados por algumas Grandes Lojas que ainda não os tinham. E muitas Grandes Lojas mudaram os trabalhos para somente ocorrerem no grau de Mestre Maçom.

Maryland foi uma Grande Loja que agiu quase imediatamente sobre estas sugestões. Em 16 de maio de 1842, ele votou para eleger um grande Conferencista para participar da conferência em 1843. Ele ordenou que o Grande Secretário adquirisse certificados para emitir aos Mestres Maçons em boas condições (regulares). Ele ordenou que todas as lojas conduzissem seus trabalhos no grau de Mestre Maçom. Ele disse que “Quando um Maçom é suspenso por qualquer motivo que seja, ele tem suspenso todos os direitos e privilégios da ordem”.

Olhando para trás, para o ano de 1826, e as duas décadas que se seguiram, verificou-se que em 1826, um William Morgan, que supostamente tinha sido um maçom, desapareceu. Maçons foram acusados de assassiná-lo, embora nunca houve qualquer evidência de que ele foi prejudicado de forma alguma. Ele simplesmente desapareceu. Isso desencadeou um clamor contra a Maçonaria. Em muitos casos, as Grandes Lojas não conseguiam quórum para trabalhar. Lojas entregaram suas cartas às centenas. Maçons saíram aos milhares. A maçonaria estava em estado deplorável.

Durante este período, muitos dos ritualistas e os homens que tinham se dedicados aos princípios da maçonaria abandonaram o Craft. Muitos morreram. Outros pararam por causa da perseguição as suas famílias. Por essas e várias outras razões, lojas maçônicas não estavam operando em qualquer lugar, perto de sua capacidade.

Este era o estado da maçonaria no final da década de 1830, quando Alabama convocou para uma Convenção afim de corrigir muitas das coisas que estavam indo mal. Estas foram algumas das coisas que causaram a reunião de Convenções de Washington para fazer as recomendações que foram feitas. Estas foram alguns dos assuntos realizados na Convenção de Baltimore de 1843, a Convenção que mudou a cara da maçonaria.

O ritual em suas várias formas, tomaram muito tempo dos participantes da Convenção de Baltimore, de 8 a 17 de maio de 1843, com 16 das 23 Grandes Lojas dos Estados Unidos, representadas. Mas muitas horas foram usadas para discutir os vários pontos trazidos durante a convenção realizada em Washington. E aprovou tudo o que tinha sido realizado no Distrito.

A sessão da tarde foi aberta pelo Presidente da Convenção, John Dove de Virginia. Seu discurso de abertura declarou a finalidade para a Convenção: “Pela primeira vez na história maçônica dos Estados Unidos da América do Norte, o Craft acha necessário e oportuno, pelos seus representantes, tomar considerações para elaborar um modo uniforme de ação pelo qual os marcos antigos da nossa amada Ordem possam ser preservadas e perpetuadas, e para que a posteridade em todos os tempos, que está por vir, possa ser meios de decidir, com certeza, sobre as pretensões de um irmão, não importa em que parte do nosso bendito território ele possa residir; e, por fim, esperamos que brevemente, possamos transferir esses privilégios inestimáveis aos nossos irmãos em todo o mundo maçônico”. A declaração de Dove mostra que muito mais do que o ritual estava envolvido.

No dia seguinte, 9 de maio, a Comissão apresentou o seu relatório. Ele disse: “Os objetivos da Convenção são dois; produzir uniformidade do trabalho maçônico; recomendar as medidas que tende a elevação da Ordem ao seu devido grau de respeito em todo o mundo”.

Quatro comissões permanentes foram nomeadas: 
– Do trabalho e palestras em conferir graus. 
– Do serviço fúnebre. 
– Das cerimónias de consagração e instalação. 
– De jurisprudência maçônico. 

É interessante notar os maçons proeminentes que foram nomeados para a Comissão do Trabalho. John Dove, por insistência da Convenção, tornou-se o presidente. John Barney de Ohio, SWB Carnegy de Missouri, Charles W. Moore de Massachusetts, e Ebenezer Wadsworth de Nova York eram os outros membros.

Na manhã de 10 de maio, esta Comissão recitou a palestra do primeiro grau. A Convenção aprovou o trabalho do Comitê por uma votação de 14-1. Ebenezer Wadsworth de Nova York, o voto dissidente. No dia seguinte, a Comissão informou “sobre a abertura e fechamento das cerimônias do Primeiro Grau” e seu trabalho foi aceito pela Convenção. Em seguida, o Presidente da Comissão, John Dove, assistido por Charles Moore, conferiu a palestra do Segundo Grau. Este trabalho também foi aceito pela Convenção. Mas, evidentemente, Ebenezer Wadsworth não estava feliz com o trabalho que tinha sido aceito pela Convenção. Ele “pediu para ser dispensado de servir mais a Comissão do Trabalho”. Ele foi dispensado e o irmão Edward Herndon, de Alabama, o substituiu.

Na sessão da manhã sexta-feira, “o trabalho de abertura do terceiro grau” foi aceito pela Convenção com uma votação de 12-1″, com New York dissidente”.

Na segunda-feira, 15 de maio, foi relatado o seguinte: “A relatório da Comissão, com a dedicação para consagração e instalação de lojas, etc., tendo tido os diversos assuntos que lhes foram apresentados sob consideração, respeitosamente informa que eles têm examinado e cuidadosamente comparado todos os diversos autores e sistemas que têm sido capazes de obter, e apresentar a seguinte:

“Que as formas do “Monitor”, sob a autoria do MW Thomas S. Webb, republicado em 1812, possui o mínimo de falhas de qualquer outro antes dele, e tem uma alta reivindicação de antiguidade, e de ter estado em uso geral como um trabalho padrão para quase meio século, não possui erros de material que exija alteração, exceto como se segue “. Seguiram-se seis pequenas alterações que eles recomendaram ser feitos, três delas na Cerimônia de Instalação.

Quanto aos “Certificados de Regularidade”, a Convenção disse que a Convenção de Washington de 1842 sinceramente recomendou para a consideração da Fraternidade que “tal Certificado, deve atenção nas deliberações de qualquer Grande Loja, a presente Convenção considera como sendo um modo admirável para preservar a Fraternidade dos Irmãos indignos, mantendo-os a uma distância, e um meio adicional de proteção para os bons e os merecedores”.

A Convenção aprovou uma resolução que era ter efeitos de longo alcance e controversos:

Que uma comissão seria designada para preparar e publicar, um livro de texto, a ser chamado “The Masonic Trestle-Board”, para conter três distintos, total e completos “painéis maçônicos”, ilustrativos dos três graus da antiga arte da maçonaria; juntamente com as cerimônias de consagração e instalação; colocação de pedras angulares de edifícios públicos; o serviço fúnebre, e da ordem do cortejo. Para que se adicione as acusações, orações e exortações, e a seleção das escrituras, adequadas e apropriadas para o serviço da loja. No novo relatório do Comitê, eles consideraram conveniente, que uma obra deveria ser publicada, contendo a pesquisa arqueológica na história da Fraternidade nos vários países do mundo.

A Comissão da Jurisprudência Maçônica relatou que havia identificado os males que a presente Convenção reuniu, para corrigir e remover, surgidos de qualquer defeito ou falha no sistema atual de organizações tal como adotados pela Fraternidade dos Estados Unidos. Concluiu que os males existiam, principalmente por causa da ação individual das inúmeras Grandes Lojas nos Estados Unidos. Intercomunicação entre Grandes Lojas não existia. A “pureza e unidade” do trabalho prevalente na Europa foi, portanto, ausente nos EUA.

“Unidade ao longo de toda a família maçônica é essencial”, afirmou o Comitê. “Qualquer sistema de política que tende a jogar obstáculos em seu caminho deve estar errado. A simples verdade de que somos todos irmãos de uma família, e olhar até um Pai comum, o Senhor, nosso Deus, é a base de todas as constituições antigas”.

Para corrigir os “males” que prevaleceram, o Comitê disse que tinha considerado dois planos: 
  • A Grande Loja Geral dos Estados Unidos. 
  • A convenção trienal por representantes das várias Grandes Lojas dos Estados Unidos. 
A Convenção de Baltimore de 1843 não recomendou o estabelecimento de uma Grande Loja Geral. Ele recomendou a várias Grandes Lojas dos Estados Unidos para formarem uma Convenção Nacional Maçônica.

O Comitê de Jurisprudência também tinha considerado uma pergunta sobre se uma loja poderia ou não julgar o seu Mestre (Venerável). Ele concluiu: “O Mestre é uma parte integrante da sua administração, incapaz de ter um julgamento sobre si mesmo, e ainda sem os quais a loja não poderia agir, sem, por assim dizer, cometer crime (suicídio). A Comissão ofereceu a seguir, com os quais a Convenção concordou …. “uma Loja não tem o direito de julgar o seu Mestre, mas sim a Grande Loja”.

O Comitê considerou maçons peregrinos como “penetras”. Ele acreditava que todos os maçons que vivem nas imediações de uma loja, deve ser exigido contribuir “uma soma igual em valor, para a taxa anual per capita da Grande Loja subordinada em cuja jurisdição eles residem”. A Convenção votou para recomendar que todas as Grandes Lojas tomassem esta recomendação como consideração.

Em uma tentativa de trazer a padronização “Em todo o mundo e em todas as coisas concernentes a Maçonaria”, a Convenção aprovou uma recomendação para enviar “um delegado da Fraternidade Maçônica dos Estados Unidos a seus irmãos na Europa”.

Na noite de 15 de maio, a Comissão do Trabalho exemplificou a abertura e fechamento da loja no “Terceiro Grau”. As cerimônias de abertura e encerramento de uma loja foram exemplificadas na manhã do dia 16. Em seguida, a Convenção aprovou uma resolução agradecendo a Grande Loja de Maryland por sua hospitalidade. Foi especialmente grato a Maryland por ter assumido todas as despesas. Isto foi seguido pela apresentação do “Conferência do primeiro grau.”

Foi “resolvido, que o interesse da fraternidade maçônica e para o bem da humanidade pode ser grandemente promovido pela publicação de um periódico dedicado a Maçonaria. Esta convenção, portanto, alegremente recomendar o Free-Mason’s Monthly Magazine, editado e publicado pelo Irmão Charles W. Moore, de Boston, Massachusetts com útil e bem merecido patrocínio, apoio e estudo de toda a Fraternidade”. A Convenção concordou.

Cada delegado contribuiu para custear as despesas de impressão. E ficou decidido realizar a próxima Convenção, em Winchester, Virgínia, “na segunda segunda-feira de maio, no ano de 1846”, mas nunca foi realizada.

A sessão da noite de 16 de maio, foi dedicada ao trabalho de graduação. “O presidente repetiu a primeira seção dos graus de Companheiro e Mestre, e o irmão Moore, as segundas seções dos mesmos graus, a Comissão, em seguida, exemplificou o trabalho no terceiro grau”.

A sessão de encerramento foi realizada na tarde do dia 17 de maio. A Convenção aprovou uma carta, lida pelo secretário, Albert Case, para ser enviado à “Fraternidade Maçônica dos Estados Unidos”. Cada parágrafo continha uma mensagem para os maçons do país se unirem em amor, amizade e fraternidade.

Esta carta, escrita imediatamente após a mania antimaçônica, que começou em 1826, apelou a todos as lojas “para exercer os seus poderes e purificar o santuário” dos maçons infiéis. Concluiu pedindo todos os maçons para que “Sejam fiéis aos seus princípios, e o grande edifício moral vai ficar bonito e completo. Juntos, os irmãos, devem ser verdadeiros e fiéis.”

O Presidente agradeceu aos delegados e os elogios. Ele chamou o capelão para finalizar com uma oração.

A convenção foi encerrada, mas suas realizações mudaria a cara da Maçonaria nos Estados Unidos.
  • Resumo da Convenção de 1843: 
  • Introdução de “dues cards” para identificação e regularidade dos maçons. 
  • Introdução de taxas de iniciação para concessão de graus. 
  • As Grandes Lojas passaram a somente se reunir no grau de MM, salvo sessões de concessão de graus inferiores. 
  • Estabelecida a suspensão para inadimplentes com as taxas das lojas. 
  • Uniformidade de trabalho foi estabelecida para os três graus. 
Bibliografia 
Short Talk Bulletin January 1936 
Mackey’s Encyclopedia of Freemasonry 
The Convention that changed the face of Freemasonry – by Allen E. Roberts 
Why we open on the Master Mason Degree – by Past Grand Lecturer Jeffrey D. Naylor, GL of IN, F. & A.M. 

Fonte: http://www.oprumodehiram.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário