Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de abril de 2020

AS DATAS DE SETEMBRO E A MAÇONARIA

AS DATAS DE SETEMBRO E A MAÇONARIA

Caros Irmãos:

Setembro é um mês de comemorações para a Ordem Maçônica, para o Brasil e para o Rio Grande do Sul.

Ainda presente nosso 7 de setembro que muito honra a todos nós, pela participação ativa de muitos maçons na busca da nossa independência.

Os movimentos libertários iniciaram ainda no século XVII, com a revolta de Beckman, em 1684, no Maranhão. No início do século XVIII, com o desenvolvimento econômico e intelectual da colônia, alguns grupos pensaram na independência política do Brasil, de forma que os brasileiros pudessem decidir sobre seu próprio destino. Ocorreram, então, a Inconfidência Mineira (1789) que marcou a história pela têmpera de seus seguidores; depois a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817), todas elas duramente reprimidas pelas autoridades portuguesas.

Em todos estes movimentos, a Maçonaria se fez presente através das Lojas Maçônicas e Sociedades Secretas já existentes, de caráter maçônico tais como: Cavaleiros da Luz, na Bahia, e Areópago de Itambé, na divisa da Paraíba e Pernambuco, bem como pelas ações individuais ou de grupos de maçons. Nos dias atuais, os grandes vultos e os fatos marcantes da nossa história estão, na maioria das pessoas, adormecidos.

Entre seus principais Obreiros, pedreiros livres de primeira hora, dos quais podemos destacar: José Bonifácio da Andrada e Silva O Patriarca da Independência, Joaquim Gonçalves Ledo,José Clemente Pereira, Cônego Januário da Cunha Barbosa, José Joaquim da Rocha, Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, Felisberto Caldeira Brant, o Bispo Silva Coutinho, Jacinto Furtado de Mendonça, Martim Francisco, Monsenhor Muniz Tavares e Evaristo da Veiga, dentre muitos outros.

Em 20 de setembro, também se comemora, no Rio Grande do Sul, os feitos da Revolução Farroupilha, com a grande participação de membros de nossa Ordem como: Bento Gonçalves da Silva, José Mariano de Mattos, José Gomes de Vasconcellos Jardim, Pedro Boticário, Vicente da Fontoura, Paulino da Fontoura, Antônio de Souza Neto e Domingos José de Almeida, Vasconcellos Jardim e Onofre Pires, Duque de Caxias e Cônego Antonio das Mercês, padre baiano que organizou a fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, em Salvador, e seu retorno ao Rio Grande do Sul.

Fonte: http://www.abemdaordem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário