Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 4 de abril de 2020

LEITURA DA ATA

LEITURA DA ATA
(republicação)

Em 02.07.2015 o Respeitável Irmão José Rinaldo de Melo e Silva, Loja Hermann Blumenau, 1896, REAA, GOB/SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte: jose.rms@terra.com.br

Outra vez, entro em contato para pedir ajuda ao Irmão. Semana passada, apareceu uma dúvida na leitura de uma Ata, referente a Instalação de Venerável de uma Loja. Como sabemos, são feitas duas Atas, uma para ser enviada ao GOB e outra que fica com a Loja. Na Sessão posterior a Instalação, o Secretário leu ata da Loja como se fosse uma Ata normal de uma Sessão de Grau 1. Após a leitura, a palavra foi passada aos Irmãos para as devidas observações. Um Irmão pediu a palavra para corrigir o Secretário dizendo que a Ata lida, é uma complementar e a outra Ata enviada ao GOB seria a principal. Acontece que outro Irmão discordou, dizendo o contrário, que a Ata principal, é a que fica com a Loja. E agora meu Irmão quem tem razão? Não sei se fui claro. De qualquer forma, agradeço antecipadamente a sua gentileza e atenção.

CONSIDERAÇÕES:

O meu entendimento é o seguinte: Como a Ata mencionada se refere à Sessão de Instalação e Posse do Venerável, o fato ocorrera em uma sessão própria para essa finalidade. Assim como poderia ela ser lida em uma Sessão do Grau 01? 

Outro aspecto é que a cópia da Ata relativa à Instalação hipoteticamente já foi lida e aprovada no dia da Sessão, lembrando que esse ato pertence à Obediência e não à Loja.

Nesse interim a “cópia” da referida Ata é apenas para o arquivo da Loja e esta não mais demanda de conhecimento e aprovação, posto que, como mencionado, ela já foi aprovada no final da própria Sessão de Instalação e Posse.

Não existe essa “estória” de Ata principal – a Ata é do GOB/SC, cuja cópia da dita “já aprovada” ficou no arquivo da Loja apenas para o registro da sua história.

T.F.A.
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.884 – Florianópolis – sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário