Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 13 de abril de 2020

INGRESSO NO ORIENTE

INGRESSO NO ORIENTE 
(republicação)

Em 11.07.2015 o Respeitável Irmão Perilio Barbosa Leite da Silva, Loja Arte e Virtude, REAA, GOB-MG, Oriente de Lajinha, Estado de Minas Gerais, pede o seguinte esclarecimento: barbosaoilirep@gmail.com

Na entrada do cortejo, o Mestre de Cerimônias conduz o V∴M∴ até o trono, para isso ele adentra o Oriente ou vai somente até as escadas?

CONSIDERAÇÕES:

Um dos ofícios do Mestre de Cerimônias - senão o principal - é o de conduzir, guiar, Irmãos por ocasião dos trabalhos maçônicos. Assim, quem conduz vai sempre à frente do conduzido.

No caso dessa condução do Venerável, o Mestre de Cerimônias à sua frente portando o bastão ingressa no Oriente, e para diante dos três degraus que conduzem ao sólio pelo lado norte do Altar. 

Ali ele dá passagem ao Venerável, aguarda que o mesmo chegue ao Altar e em seguida se dirige para o seu lugar na Loja. 

Lado norte do Altar – é apenas o emprego de expressão ambígua que serve para definir qual o lado em referência do Altar. 

Nesse caso “norte” significa o lado esquerdo daquele que vê ou observa o sólio a partir da porta de entrada do Templo (coincide mais ou menos com a parede norte do Templo).

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.905 – Rio Branco (AC) – sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário