Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 11 de abril de 2020

CIRCULAÇÃO

CIRCULAÇÃO
(republicação)

Em 11.07.2015 o Respeitável Irmão Perilio Barbosa Leite da Silva, Loja Arte e Virtude, REAA, GOB-MG, Oriente de Lajinha, Estado de Minas Gerais, pede o seguinte esclarecimento: barbosaoilirep@gmail.com

Antes da abertura do Livro da Lei existe padronização na circulação? Exemplo, o Mestre de Cerimônias ao ir conduzir o Irmão Orador ele pode adentrar o Oriente pelo lado Sul, ou deve circular o Painel, cruzando o eixo, entrando no Oriente pelo Norte?

CONSIDERAÇÕES:

Assim que a Loja entrar em procedimento de abertura – quando o Venerável pronuncia: “Meus Irmãos, ajudai-me a abrir a Loja” – o artifício da circulação no deslocamento é normal (no sentido horário), assim o Mestre de Cerimônias e os Diáconos fazem o giro quando em deslocamento por dever de ofício nessa oportunidade. 

O que me parece é que tem havido um mistifório entre Sinal e circulação. O que é abolido, salvo a verificação de obrigação feita pelo(s) Vigilante(s), antes de a Loja ser declarada aberta são os Sinais Penais e “circulação” não é Sinal Penal. Isso precisa ficar bem claro. A circulação fica mantida no procedimento de abertura da Loja apenas como processo de uniformização ritualística.

Apenas o ingresso e a retirada do Templo, antes do início e do procedimento de abertura da Loja, assim com após o encerramento dos trabalhos é que não existe mais circulação – cada qual entra e sai pela respectiva Coluna. 

Também não existe circulação quando um obreiro, em Loja aberta, transitar na mesma Coluna – ninguém precisa dar a volta ao mundo para parar no mesmo lugar. 

Não existe circulação no Oriente. Apenas nele se ingressa a partir da Coluna do Norte e dele se sai em direção da Coluna do Sul – essa regra serve inclusive por ocasião dos procedimentos para abertura da Loja. 

Finalizando: em se tratando de circulação em Loja é também oportuno salientar que não existe saudação, parada formal, inclinação com o corpo ou maneios com a cabeça quando o obreiro estiver transitando no Ocidente e passar de uma para outra Coluna – cruzar o eixo ou a linha imaginária do equador.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.901 – Florianópolis – segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário