Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de abril de 2020

INSÍGNIA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS - REAA

Em 04/02/2020 o Respeitável Irmão Günther Schober, Loja Azylo de Caridade 427, 3.025, REAA, GOB-RJ, Oriente de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

FAIXA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS

Boa tarde meu irmão! Você poderia me tirar uma dúvida? Como utilizar a faixa do Mestre de Cerimônias, da esquerda para a direita ou direita para esquerda? 

CONSIDERAÇÕES:

A faixa é uma das insígnias que todos os Mestres Maçons usam no REAA quando não estiverem exercendo cargo como Oficial e Dignidade na Loja. 

Vestida transversalmente do ombro direito para o quadril esquerdo, a faixa (ou fita) traz nela apensa pelo seu lado inferior (esquerdo) a Joia do Mestre. Traz ainda, no seu lado interno inferior um dispositivo (presilha) que serve para acondicionar a espada, sobretudo para aqueles que a têm como objeto de ofício (Expertos e Cobridores). 

Na realidade, a faixa utilizada pelo Mestre Maçom é uma reminiscência do antigo talabarte que outrora servia para suportar a bainha com a espada, a despeito de que todos os Mestres na grande maioria dos ritos de origem francesa traziam essa arma como símbolo de igualdade. Atualmente, no REAA os Mestres trazem, no lugar da espada, penas a joia distintiva presa à faixa, ficando a espada legada apenas àqueles que a utilizam por dever de ofício.

No que diz respeito aos Oficiais e as Dignidades do REAA (que obrigatoriamente devem ser Mestres Maçons), esses trazem como distinção do seu cargo, no lugar da faixa, ou fita, um colar com a joia dourada distintiva do cargo. A exceção nesse caso é para os Cobridores e Expertos que, no exercício da sua função, usam, além do colar distintivo do cargo, também a faixa para acondicionar a espada.

No caso do Mestre de Cerimônias, tal como mencionado na sua questão, ele é um Oficial, portanto veste, no lugar da faixa, apenas o colar com a sua respectiva joia distintiva (a régua graduada). 

Por óbvio que por ser um colar (ornato ou insígnia para o pescoço), este não vai da direita para a esquerda ou vice-versa, porém vai vestido sobre os ombros do usuário.

Mais informações detalhadas a respeito podem ser encontradas no Ritual de Mestre Maçom do REAA em vigência, item 1.4.2 que trata das insígnias, dele à página 20 e seguintes.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 23/04/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário