Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de abril de 2020

INSTRUÇÃO

INSTRUÇÃO 
(republicação)

Em 21.07.2015 o Respeitável Irmão Giniomar F. Almeida, Loja Cavaleiros do Templo da Justiça, 4.143, sem declinar o nome do Rito e Oriente (cidade), GOB-MA, Estado do Maranhão, solicita o seguinte esclarecimento: giniomar@hotmail.com 

Tu verias algum problema em uma sessão de instrução ser realizada nos mesmos moldes de uma sessão ordinária (cortejo, abertura...), mas com palavra aberta a todos os Irmãos, para perguntas e discussões durante os procedimentos, e o palestrante explicando cada parte da sessão?

CONSIDERAÇÕES:

Entendo que para tal, a Loja não faria uma Sessão oficial, entretanto uma reunião para instrução sobre o desenvolvimento de uma Sessão Maçônica (conforme o Grau), cuja característica seria própria para esclarecimentos e comentários sobre as diversas partes que a compõem. 

Essa reunião de preferência ocorreria fora do calendário oficial da Loja para não ser confundida com outros procedimentos que não estivessem previstos legalmente. 

Nesse sentido essa reunião informal seria considerada apenas como método para a instrução, porém não como um quarto de horas de estudo previsto nas Sessões Ordinárias de acordo com o ritual. 

Esse método é bastante didático e a Loja pode realiza-lo, a despeito de reforçar a lembrança de que essa é apenas uma reunião para aprendizado e não uma Sessão Ordinária prevista no RGF. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.934 – Florianópolis (SC) – segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário