Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 8 de abril de 2020

TRANSMISSÃO DA PALAVRA

TRANSMISSÃO DA PALAVRA
(republicação)

Em 08.07.2015 o Respeitável Irmão Luciano Henrique Albano, Loja Universitária 18 de Março, REAA, GOB-PR, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado do Paraná, formula a seguinte questão: lucianohalbano@hotmail.com

Estava lendo este artigo seu http://iblanchier3.blogspot.com.br/2014/06/transmissao-da-palavra.html para sanar uma dúvida que um Irmão de minha oficina me questionou. Atualmente ocupo o cargo de 1º Vigilante e sempre peço que os Diáconos subam os 2 degraus para transmitir a palavra. Porém um Irmão me questionou a respeito disto dizendo que não deveria subir os degraus para transmitir a palavra. Poderia me esclarecer a respeito disto, sobe ou não sobe? Além desta, tenho outra dúvida. Antes de abrir a sessão, a palavra é passada pela primeira vez, temos o costume de colocar a mão no ombro do outro Irmão, mão direita no ombro esquerdo, no momento da passagem da palavra, isto está errado?

CONSIDERAÇÕES:

Eu perguntaria ao nosso Irmão entendido que disse que não se devem subir os degraus para a transmissão da Palavra. E no Altar ocupado pelo Venerável? Ele então desce do sólio para transmitir a palavra ao Diácono? E os Vigilantes por sua vez, também descem? E qual seria a justificativa para essa sábia afirmativa? 

Ora, se existem os degraus, obviamente que eles foram ali colocados para servirem de acesso para outro nível do piso, então objetivamente ascendesse os degraus para se atingir o objetivo. 

Assim os Diáconos sobem os desníveis para se aproximarem dos Vigilantes do mesmo modo como fizera o Primeiro para abordar o Venerável. 

O que acontece às vezes é que, por razão de espaço exíguo existente em alguns Templos, os degraus de acesso às mesas dos Vigilantes são estreitos e baixos, não cabendo neles nem mesmo às plantas dos pés do protagonista. 

Nesse caso, eles são apenas representativos, portanto impossibilitados de um deslocamento de modo seguro e confortável. Assim seria impossível de modo prático e objetivo a sua subida ou descida. 

Num caso desses em relação aos lugares dos Vigilantes, os Diáconos, do nível mais baixo do piso ocidental, podem então transmitir ou receber a Palavra. Ratifico: apenas num caso desses por implicar em falta de espaço, ao contrário os mensageiros sobem e descem normalmente os degraus – penso que isso não precisaria estar escrito. 

Já quanto à postura dos protagonistas na transmissão para a abertura conforme a vossa citação na última parte da questão, eu não vejo problema algum, sendo inclusive mais elegante e confortável, até porque rituais completos deveriam prever que em qualquer situação a Palavra somente pode ser transmitida pelo toque do Grau. Infelizmente também não é o caso dos atuais rituais do GOB∴ 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.894 – Florianópolis – segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário