Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de abril de 2020

BALAÚSTRE E RECONHECIMENTO

BALAÚSTRE E RECONHECIMENTO
(republicação)

Em 24.07.2015 o Respeitável Irmão Marcello Gass, Loja Tríplice Aliança, 3.277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, formula as seguintes questões: marcelogass@uol.com.br 

1ª. Em nossa Loja, criou-se o costume de levar o Livro de Presenças, na hora do Tronco de Beneficência para o Venerável assinar. Ou seja, depois que o Irmão Hospitaleiro recolhe os óbolos dos Irmãos do Oriente, lá vai o Irmão Mestre de Cerimônias levar o Livro para o Venerável assinar. Já aconteceu, poucas vezes é claro, do Mestre de Cerimônias encontrar o Hospitaleiro pelo caminho, e de o Hospitaleiro ter recolhido os Óbolos de todos os Irmãos, e o Mestre de Cerimônias ainda estar no Oriente. Gostaria de saber do Mano, qual o procedimento correto que a Loja deve fazer? Sugeri assinar o Livro no momento em que assina o Balaústre ou no final de Reunião. 

2ª. Algum tempo, vem visitando nossa Loja, não com tanta frequência, um Irmão de uma Loja do Estado de São Paulo, que veio morar em nossa cidade. Sendo que o mesmo é conhecido de um Irmão de nossa Loja. Acorre, que em nossa última reunião, foi lido sua Sindicância para Iniciação em nossa Loja. Fiquei sabendo que o mesmo pertence a uma Loja não reconhecida pelo GOB, o Grande Oriente Paulista. À dúvida são as seguintes: poderia ele estar visitando nossa Loja? E é certo que ele deve Iniciar em nossa Obediência, sendo que o mesmo já foi Iniciado em outra Loja mesmo que não seja reconhecida? Não perderá o encanto a Iniciação, já que passou pela mesma? 

CONSIDERAÇÕES:

1 – Levando-se em conta a possibilidade de ingresso de visitantes que porventura não tenham ainda assinado o Livro de Presenças, o ideal seria em momento propício após a circulação do Tronco de Beneficência, porém nunca junto com essa prática. Havendo certeza de que não mais exista a possibilidade de ingresso de retardatários ou mesmo visitantes na Sessão, é possível que o Venerável firme a sua assinatura no junto à do Balaústre. Outro método bastante aplicado por muitas Lojas é aquele em que o Venerável assina o Livro após o encerramento dos trabalhos. O ideal mesmo é nunca misturar procedimentos ritualísticos nas Sessões da Loja. 

2 – Aconselho o Irmão a tomar conhecimento do que está sendo praticado atualmente no GOB∴, sobretudo no que se tem tratado de reconhecimento às Obediências brasileiras. De modo legal, existe orientação no RGF para Obreiro oriundo de outra Potência Simbólica que pede regularização. No mais, eu prefiro não comentar os últimos fatos relacionados ao reconhecimento por discordar particularmente de como ele vem sendo tratado. Dúvidas nesse sentido podem melhor serem esclarecidas através da Obediência Estadual. 

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.936 – Florianópolis (SC) – quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Um comentário: