REPRESENTANTE DO GRÃO-MESTRE
(republicação)
O Respeitável Irmão Jocely Xavier Araujo, Mestre Instalado da Loja Hermann Blumenau, REAA⸫, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:
jxa@tpa.com.br
Poderia nos informar, se quando da visita à Loja, de um Irmão representando o Grão-Mestre (grande secretário ou não), ele assina o livro de presença da Loja ou de visitantes?
CONSIDERAÇÕES:
Penso que só assinam o livro de presença da Loja, pela própria definição, os Irmãos do Quadro. Nesse caso, se o representante do Grão-Mestre for um Irmão da própria Loja, este assinará normalmente como pertencente ao quadro, porém preferencialmente junto com o Venerável no fechamento do rol de presenças. Em sendo o Representante de outra Loja, ele assinará por último o livro de presença dos visitantes. Cabe aqui uma observação – quando é o próprio Grão-Mestre que visita a Loja, ele pode assinar - se preferir - o rol de presenças da própria Loja, tomando-se em conta que o seu cargo lhe dá o direito de ser o dirigente dos trabalhos de qualquer Loja da Obediência na qual ele é o maior mandatário. Nesse sentido, somente ele em pessoa, é que recebe o malhete na forma protocolar do Venerável Mestre por ocasião da sua visita, nunca o seu representante. Essa observação está diretamente ligada à tradição.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 755 Florianópolis (SC) – 20 de setembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário