QUESTÕES RITUALÍSTICAS: SAÍDA ANTECIPADA, RETARDATÁRIO E SAUDAÇÃO
(republicação)
Indagações apresentadas pelo Respeitável Irmão Gilson Sousa, membro da Loja Barão do Rio Branco, 2.441 – GOB-AC, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado do Acre.
gilsonbambu@gmail.com
1 - Se um Irmão cobrir definitivamente o templo ele passa pelo Irmão Hospitaleiro a fim de deixar o seu óbolo? Caso positivo, como o faz?
2 - Ao passar pela primeira vez pelo equador do Templo ele saúda ou não o Delta Luminoso?
3 - Ao entrar no Templo após o inicio dos trabalhos ele vai ao Irmão Chanceler para assinar o livro, ou o Mestre de Cerimônias leva o livro para a assinatura?
CONSIDERAÇÕES PARA O R⸫E⸫A⸫A⸫
Primeiro eu gostaria de salientar que embora ainda exista o ranço de se propagar o jargão de que um Irmão ao se retirar da Loja “cobre o Templo”, essa referência é totalmente errada. Quem cobre o Templo é o Cobridor. Assim quem se retira é que terá o Templo a ele coberto. Um Templo é coberto por telhas, daí o neologismo maçônico do “telhamento”. Imagine, por exemplo, os “Aprendizes cobrindo o Templo”. Ora, então aos olhos da razão, os demais se retirariam enquanto que os Aprendizes permaneceriam guardando o Templo!
Questão 01 – então se um Irmão “tiver o Templo coberto definitivamente”, antes da circulação do tronco, o Mestre de Cerimônias o conduzirá até o lugar do Hospitaleiro que lhe oferece a bolsa na forma de costume. O retirante deposita o óbolo e em seguida acompanha o Mestre de Cerimônias até “entre Colunas”, próximo à porta. Este (o retirante) se posiciona à Ordem de frente para o Oriente, saúda as Luzes da Loja (Venerável, Primeiro e Segundo Vigilantes) pelo Sinal. Ato seguido acompanha o Mestre de Cerimônias em retirada (em deslocamento, o Mestre de Cerimônias vai sempre à frente – ele conduz, e não acompanha).
Questão 02 – No Grande Oriente do Brasil, ninguém faz qualquer saudação ao cruzar a linha do Equador. A saudação está prevista somente para o Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente e às Luzes da Loja por ocasião do ingresso ou retirada em Loja aberta, ou ainda se o ritual em vigência assim determinar.
Ratificando, não existe nenhuma saudação, seja ela ao Delta, ou ao Venerável por ocasião em que o obreiro precise cruzar o eixo do Templo durante a circulação que, diga-se se passagem, ela (a circulação) só existe no Ocidente.
Questão 03 – Após a entrada do retardatário em Loja aberta, que deve ser formal (marcha e saudação às Luzes da Loja), geralmente o Venerável determina que o Mestre de Cerimônias conduza o Irmão até a mesa ocupada pelo Chanceler para a assinatura devida e posteriormente ocupe o seu lugar em Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: Fonte: JB News – Informativo nr. 753 Florianópolis (SC) – 18 de setembro de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário