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PERGUNTAS & RESPOSTAS

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domingo, 1 de maio de 2022

A ESCADA DE JACÓ

A ESCADA DE JACÓ
Ir∴  Moacir dos Santos 
Enviado pelo Ir∴ Djaci Soares Menezes Campos (S.Paulo-SP) 

A Escada de Jacob, alegoria de origem bíblica, portanto, nem sempre está presente no recinto da Loja maçônica, a não ser no desenho do Painel da Loja...

"Jacob pois tendo partido de Bersabé, ia para Haran. E como chegasse depois do sol posto a um certo lugar, onde ele queria passar a noite, pegou numa das pedras que ali havia ; e tendo-a posto por baixo da sua cabeça, dormiu ali mesmo. Então viu ele em sonhos uma escada, cujos pés estavam fincados sobre a terra, e o cimo tocava no céu ; e os anjos de Deus subindo e descendo por esta escada. Viu também ao Senhor firmado no cimo da escada, que lhe dizia : Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaac. Eu te darei a ti e aos teus descendentes, a terra em que tu dormes. A tua posteridade será numerosa como o pó da terra ; e tu te estenderás ao Ocidente, e ao Oriente, e ao Setentrião, e ao Meio Dia ; e todas as tribos da terra serão benditas em ti e naquele que sairá de ti. Eu serei o teu condutor por toda a parte onde fores ; e eu te tornarei a trazer a este país ; e não te deixarei, menos que não tenha executado tudo o que te prometi. Jacob, tendo despertado depois do sono, disse: Em verdade que o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E cheio de medo prosseguiu : Que terrível é este lugar! Verdadeiramente não é isto outra coisa, que a casa de Deus e a porta do céu" (Gênesis, 28 – 10 a 17) 

A Escada de Jacob, alegoria de origem bíblica, portanto, nem sempre está presente no recinto da Loja maçônica, a não ser no desenho do Painel da Loja. Todavia, algumas Lojas costumam esculpir a escada na face frontal do Altar (ou Pedestal), no Oriente. No topo da escada há uma estrela de sete pontas. A estrela de sete pontas tem o mesmo simbolismo do número sete, que é o produto da união do ternário espiritual com o quaternário material ; o sete é considerado um número perfeito, pois representa um ciclo, ou período existencial completo. Toda a mística e toda a tradição cosmogônica ocidental assim como parte da oriental, estão baseadas no sistema setenário : a escala musical tem sete notas, sete são as cores do arco-íris, sete são os chacras principais, sete são as esferas planetárias tradicionais, sete são os pecados capitais,sete foram os dias da criação, sete são as ciências liberais. A estrela heptagonal --- assim como o menorá, candelabro de sete braços --- também simboliza os sete planetas conhecidos na Antiguidade e as sete Ciências, ou Artes Liberais: Gramática, Lógica, Retórica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia. 

Símbolo da via ascendente, em direção ao céu, a Escada de Jacob repousa, no Painel, dito alegórico, sobre o Livro das Sagradas Escrituras, tendo três, ou sete degraus, sobre os quais repousam os símbolos das três virtudes teologais : a Cruz (Fé), a Âncora (Esperança) e o Cálice, ou Graal (Caridade). 

A âncora é o símbolo da esperança; no cristianismo, ela é usada, associada à figura dos dois peixes (símbolo do cristianismo). 

O graal é o objeto misterioso, que, de acordo com a lenda medieval, é o cálice com que Jesus instituiu a Eucaristia ; segundo outras correntes místicas, seria a bandeja onde foi servido o cordeiro pascal, durante a última ceia. A busca posterior do Santo Graal foi um tema muito importante na literatura da Idade Média, tendo influenciado a poesia e a mitologia da Inglaterra (o rei Arthur e os seus cavaleiros da Távola Redonda) da Alemanha (o mito de Parsifal) e também das sociedades secretas importantes, como a Ordem dos Templários e o catarismo. O Santo Graal é um dos mais símbolos legendários de maior importância, beleza e complexidade. Segundo a lenda, a posse dele, por alguém, asseguraria eterna juventude ao seu possuidor. Manly Palmer Hall destaca que "a busca do Santo Graal foi a mais misteriosa e importante das lendas cavalheirescas. O sangue do Cristo, sempre fluindo no interior do graal, simboliza sua verdadeira doutrina ; e o cálice que o contém, sua escola esotérica, o cálice de sues adeptos. A busca do graal representa a aventura espiritual da regeneração e as provas e tribulações dos cavaleiros simbolizam as etapas da iniciação nos mistérios espirituais do Cristo". O graal é o símbolo da caridade. 

A cruz é um símbolo bastante antigo e de caráter universal, simbolizando a união dos opostos e a harmonia entre Deus e a Terra. Um dos mais antigos símbolos cósmicos, indica os quatro pontos cardeais, sendo base de todos os símbolos de orientação : terrestre, celeste, espacial e temporal. O braço vertical liga os pólos ao plano do equador ; o braço horizontal relaciona-se com os solstícios e os equinócios. Em seu ponto de encontro inscreve-se o centro. 

Embora possa ser encontrada com um número muito grande de variações, o modelo básico é sempre a interseção de dois segmentos de reta, um vertical e outro horizontal. O significado arquetipal do simbolismo da cruz é sempre o da conjunção dos opostos: o eixo vertical, masculino, com o eixo horizontal, feminino; o positivo com o negativo ; o superiro com o inferior , o tempo com o espaço; o Sol com a Lua; o ativo com o passivo ; a vida com a morte. 

A idéia central contida na simbologia da crucificação do Cristo é a união dos opostos e a razão pela qual ela foi escolhida como máximo emblema do cristianismo. O sentido básico da crucificação é o de experimentar a essência do antagonismo, uma idéia que fica na raiz da existência, pois tudo, no Universo, nasce e se desenvolve a partir do doloroso choque de forças antagônicas. O significado religioso e esotérico da cruz, todavia, é muito antigo e não se prende a um tempo, ou a uma só civilização, sendo comum encontrá-lo entre os egípcios, romanos, celtas, fenícios, etruscos e indígenas das Américas Central e do Norte. 

Cirlot, um dos grandes estudiosos dos símbolos, explica que a cruz, como o símbolo da "árvore da vida" , funciona como emblema do eixo do mundo. Situada no centro, ou no coração místico do cosmos, a cruz,  simbolicamente, transforma-se na escada através da qual a alma pode chegar a Deus. Ela afirma, assim, a relação básica entre o mundo celestial e o terreno (1). 

Existem vários tipos de cruz: 

∙ A cruz simples é a forma básica, com as hastes horizontal e vertical cruzando-se exatamente no meio de cada uma, como símbolo perfeito da união dos opostos. É também chamada de cruz grega. A cruz de Santo Antônio, ou tau reproduz o desenho da letra grega tau (T). Ela já era usada pelos antigos egípcios, como a representação de um martelo de duas cabeças, o sinal "daquele que faz cumprir". Para os gauleses, é o martelo do deus escandinavo Thor. 

∙ A cruz latina, ou cruz cristã, era, originalmente a representação de um patíbulo, com uma trave vertical longa e uma trave horizontal, mais curta, próxima ao topo. Ela era bastante usada pelos romanos, para a execução de criminosos, como, posteriormente, se usaria a forca (entre os judeus, a execução era feita por lapidação, ou por apedrejamento, mas nunca por crucificação). 

∙ A cruz de Santo André, com o formato de um "xis", tem esse nome porque Santo André teria sido martirizado numa cruz com essa forma. É o símbolo da união do mundo superior com o inferior. Também é a representação do infinito incognoscível, pois suas hastes divergem até ao infinito (e assim está presente na Prancheta da Loja maçônica). 

∙ A cruz ansata, com o formato de um tau, sobre o qual há um círculo, no topo da haste vertical, é um importante símbolo solar egípcio. Ela era um hieróglifo, que significa "vida", exprimindo uma profunda idéia : a do círculo da vida, colocando-se sobre a matéria inerte, para vivificá-la. 

∙ A cruz gamada, ou suástica é um símbolo muito antigo e importante : ela representa a energia criativa do cosmos em movimento. Graças a isso, ela pode ter dois sentidos : o destrógiro, ou no sentido dos ponteiro do relógio, quando seus braços sugerem movimento para a direita ; e o sinistrógiro, ou no sentido anti-horário, quando seus braços sugerem movimento para a esquerda. No primeiro caso, ela é considerada evolutiva e benéfica ; no segundo, maléfica e involutiva. René Guénon estabeleceu uma relação entre este símbolo e o da dupla espiral, igualmente relacionada com o tai-chi oriental. Lamentavelmente, um símbolo tão belo e tão profundo adquiriu má reputação, depois de ter sido usado pelos nazistas, no século XX, como símbolo do seu movimento político-ideológico. No Ocidente, ela é chamada de cruz gamada, devido à sua semelhança com a letra grega gama. 

∙ A cruz quádrupla é formada por duas paralelas horizontais e duas verticais, que se cruzam, formando um quadrado fechado, reforçando, por ser dupla, a união dos opostos. Simboliza também, pelo espaço delimitado que forma, a limitação da capacidade do Homem. Está também presente na Prancheta da Loja. 

∙ A cruz de Malta, ou cruz de São João, com quatro pontas bipartidas, na extremidade, é, no sentido místico, a representação das forças centrípetas do espírito. Emblema da Ordem dos cavaleiros de São João, da ilha de Malta, é também usada em condecorações militares. 

∙ A cruz forcada, ou teutônica, composta por um ramo vertical e um horizontal, tendo, cada um deles, nas pontas, um pequeno ramo tangencial, formando uma bifurcação. É chamada de "forcada" porque forcado é um utensílio da lavoura, formado por uma haste de pau, terminada em duas ou três pontas ; e forcada é o ponto de bifurcação. 

∙ A cruz de Lorena, ou cruz patriarcal é formada por um ramo vertical e por dois ramos horizontais desiguais --- o inferior mais longo do que o superior (representando os bispos e príncipes da Igreja cristã primitiva. Seu nome é alusivo à região da Lorraine, situada na parte oriental da França). 

∙ A cruz rosa-cruz tem significado místico e alegórico. Ela é interpretada como o corpo físico do Homem, com os braços estendidos, em saudação ao Sol (que simboliza a Luz Maior) no Oriente. A rosa, no centro da cruz, ou seja, no cruzamento das hastes vertical e horizontal, simboliza a alma humana, o "eu" interior, que vai se desenvolvendo, no ser humano, à medida que ele recebe mais luz. Colocada no centro da cruz, a rosa representa o ponto de unidade. 

Na escada de Jacob, a figura é a de uma cruz latina. 

O uso da Escada de Jacob, no simbolismo maçônico, é um produto dos últimos anos do século XVIII, na Inglaterra, já que, antes disso, ele não era 

conhecido e nem mencionado. No final desse século, já surgia literatura referente à fé, à esperança e à caridade ; mais recentemente é que as três virtudes foram colocadas sobre degraus da Escada de Jacob, mas com grandes variações, inclusive apenas com as letras F (Faith), H (Hope) e C (Charity). Esses símbolos, antes disso, freqüentavam os antigos certificados maçônicos ingleses, com desenhos muito variados. Colin Dyer narra que, no certificado concedido a William Preston (famoso autor do final do século XVIII e início do XIX) pela Loja Antiquity nº 1, estavam presentes as três colunas das principais ordens arquitetônicas gregas, em cujos topos eram representadas as três virtudes : para a fé, uma figura feminina, portando uma cruz ; para a esperança, outra figura feminina, com uma âncora ; e, para a caridade, uma terceira figura feminina, cuidando de crianças e socorrendo a pobres e aleijados (2). Não havia, ainda, nessa época, qualquer relação com a Escada, o que surgiria, junto com outros símbolos, quando a conexão com o cristianismo tornou-se patente. 

O número fixo de degraus (sete) surgiu de uma influência antiga, mas totalmente dissociada da experiência onírica de Jacob. A escada de sete degraus foi usada nos mistérios da Índia, para simbolizar a ascensão da alma à perfeição ; os degraus eram, usualmente, chamados de "portas", ou "portões". Como Jacob teria exclamado, ao despertar, "isto é a casa de Deus e a porta do céu", foi o que bastou para que pretendidos exegetas associassem a escada onírica de Jacob com a escada indiana, embora o texto bíblico, em nenhum momento fale em número de degraus, já que uma escada para o céu teria um número imenso e praticamente incontável, ao contrário da escada dos mistérios da Índia, cujos degraus são apenas etapas que devem ser vencidas pela alma, no caminho da perfeição. 

A redução para três degraus foi apenas em atenção ao fato de que cada degrau representaria uma das três virtudes. Quando a escada tem sete degraus, a representação das virtudes ocupa os degraus ímpares, com exceção do primeiro. Mas os primeiros painéis não tinham número fixo de degraus e o seu topo, enfumaçado pela nuvens, sugeria que eles se elevavam mais ainda, sendo incontáveis. 

Bibliografia: 

1. J. E. Cirlot, en "Dictionary of Simbols" – Madrid – 1962.
2. Colin Dyer, in Symbolism in Craft Freemasonry – Lewis Masonic – London – 1983. 

Fonte: JBNews - Informativo nº. 0168 - 11/02/2011

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