CADEIA DE UNIÃO
(republicação)
Respeitável Irmão Emilson Alano De Carvalho, Loja Energia e Luz, REAA, sem declinar o nome da Obediência, Oriente de Tubarão, Estado de Santa Catarina, apresenta a dúvida seguinte em relação à Cadeia de União.
Emilson.Carvalho@unisul.br
Desculpe-me incomodá-lo mais uma vez. Mas, ontem participando dos trabalhos de minha Loja (REAA), recebemos a Palavra Semestral, mas lendo com atenção o ritual surgiu a dúvida. O Venerável Mestre após a declarar que a palavra está correta; os Irmãos em Cadeia de União executam por três vezes a flexão, dizendo Saúde, Força e União. Isso existe? Ou estamos inventando e precisamos corrigir?
Tradicionalmente no Rito Escocês Antigo e Aceito a Cadeia de União somente é usada para a transmissão da Palavra Semestral. Nela não estão previstas orações, preces, flexão dos joelhos, união das pontas dos pés, inclinações de corpo, pronunciamentos de tríades, etc.
Após o encerramento dos trabalhos apenas os Obreiros do quadro se dispõem em círculo no centro do ocidente cruzando os braços e antebraços, dão-se as mãos posicionados de modo tradicional à direita e a esquerda do Venerável. Este então transmite de modo sussurrado a palavra aos Irmãos da sua direita e esquerda até esta chegar ao Mestre de Cerimônias que faz parte do círculo (cadeia) de frente para o Venerável. Se a palavra estiver correta a palavra é guardada por todos como penhor de regularidade e a mesma – escrita - é então incinerada.
No Grande Oriente do Brasil o Ritual de Aprendiz em vigência determina os procedimentos, destacando-se que neste, não estão previstas quaisquer outras práticas senão a de transmitir a Palavra Semestral.
Alerto, porém que se algum ritual em vigência no tocante ao Rito e de outra Obediência que apregoe outros procedimentos, mesmo estando esses equivocados, cumpra-se o que está legalmente escrito e aprovado.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.202 Florianópolis(SC), terça-feira - 17 de dezembro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário