Em 13/08/2018 o Respeitável Irmão Acácio Siqueira, Loja Iara do Rio Pardo, 242, REAA, Grande Oriente Paulista – COMAB, Oriente de Santa Rosa do Viterbo, Estado de São Paulo, pede esclarecimento para o seguinte:
MÚSICA NA CÂMARA DO MEIO
Espero poder contar com sua ajuda nesta questão que foi levantada em nossa Loja: existe alguma regra para a execução de músicas quando a Loja trabalha no Grau de Mestre? A pergunta se deve ao fato de que houve defesa da não execução de músicas, considerando que a Loja, no Grau de Mestre, trabalha em luto pela morte do mestre Hiram Abif.
Sem mais, receba meu abraço fraterno, com admiração e respeito.
Existem dois aspectos a serem considerados. O primeiro é o do que prevê o ritual do REAA∴ da sua Obediência nesse caso. Se porventura ele previr alguma harmonia musical nessa ocasião, então que se cumpra o que está escrito. Posso dizer que já vi rituais que mencionam “música apropriada” em Câmara do Meio, o que pode ser constatado, dentre alguns, nos famosos rituais de capa vermelha elaborados há muito tempo atrás pelo saudoso Irmão Theobaldo Varolli Filho no Estado de São Paulo.

Sob esse feitio, entendo que a Câmara do Meio não é ambiente apropriado para execução de música, embora alguns até defendam que nela possa se admitir canções próprias para exéquias, a exemplo da Marcha Fúnebre de Ludwig Van Beethoven.
Enfim, eram esses os comentários.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário